5º ANO





ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
·    FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
·  PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
·     PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
·    ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO BRINCAR.

LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS ATIVIDADES!!

 CUIDEM -SE!
  ATÉ BREVE!!!




OLÁ CRIANÇAS!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!!! SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO. PEÇAM AJUDA DE ALGUÉM RESPONSÁVEL POR VOCÊ. DIVIRTA-SE E APRENDA, ATÉ ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.

1) QUAL NÚMERO FALTA NA SEQUÊNCIA? ESCREVA EM SEU CADERNO E DESENHE A RETA, VAMOS LÁ?


2) COLOQUE ESSES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR). REGISTRE EM SEU CADERNO.




3) QUAL A QUANTIDADE DE MESES QUE TEM EM 1 ANO? E EM 3 ANOS? NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR EM SEU CADERNO











DESIGUALDADE SOCIAL
OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA AS ATIVIDADES




1) AS FOTOGRAFIAS MOSTRAM BAIRROS DE UMA MESMA CIDADE. QUE DIFERENÇAS HÁ ENTRE ELES?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

2) NO MUNICÍPIO ONDE VOCÊ VIVE HÁ ESSE TIPO DE DIFERENÇA ENTRE OS LUGARES? QUAIS? COMENTE.
 _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

3) EM SUA OPINIÃO, O QUE ESSAS DIFERENÇAS REVELAM SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS BRASILEIROS?

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

4) O QUE DEVE SER FEITO NO BAIRRO RETRATADO NA FOTOGRAFIA 2 PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS?

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

5) TODAS AS PESSOAS QUE VOCÊS CONHECEM TÊM AS MESMAS CONDIÇÕES DE VIDA? COMENTE.


_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________





O GÊNERO “NOTÍCIA” CONSTITUI-SE COMO UM TEXTO INFORMATIVO, CIRCULANDO EM MEIOS IMPRESSOS E MIDIÁTICOS. LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.


CORONAVÍRUS: A FAMÍLIA DE VÍRUS QUE CAUSOU A PANDEMIA DE COVID-19



OS CORONAVÍRUS SÃO UMA FAMÍLIA DE VÍRUS, CONHECIDA HÁ MUITO TEMPO, RESPONSÁVEL POR DESENCADEAR DESDE RESFRIADOS COMUNS A SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS GRAVES, COMO É O CASO DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SARS) E A SÍNDROME RESPIRATÓRIA DO ORIENTE MÉDIO (MERS). A TRANSMISSÃO DESSES VÍRUS PODE OCORRER DE UMA PESSOA PARA OUTRA POR MEIO DO CONTATO PRÓXIMO COM O DOENTE. RECENTEMENTE, UM NOVO TIPO DE CORONAVÍRUS FOI DESCOBERTO, O 2019-NCOV, O QUAL TEM CAUSADO MORTES E TAMBÉM BASTANTE PREOCUPAÇÃO.
VALE SALIENTAR QUE OS CORONAVÍRUS SÃO VÍRUS ZOONÓTICOS, OU SEJA, PODEM SER TRANSMITIDOS ENTRE O SER HUMANO E OUTROS ANIMAIS. PORÉM, ISSO NÃO OCORRE COM TODOS OS CORONAVÍRUS, SENDO CONHECIDOS ALGUNS TIPOS QUE CIRCULAM APENAS ENTRE OS ANIMAIS.

SINTOMAS DOENÇAS CAUSADAS PELO CORONAVÍRUS:
 TOSSE;
 DIFICULDADE RESPIRATÓRIA;
FALTA DE AR;
 FEBRE.

EM CASOS DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS MAIS GRAVES, PODEM OCORRER INSUFICIÊNCIA RENAL E ATÉ MESMO MORTE.





1) QUAL ASSUNTO ABORDADO NO TEXTO?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

2) COMO O CORONAVÍRUS PODE SER TRANSMITIDO?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

3) QUAL FAMÍLIA PERTENCE O CORONAVÍRUS E O QUE PODE DESENCADEAR NAS PESSOAS?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

4) O CORONAVÍRUS É UM ASSUNTO DAS PRINCIPAIS MÍDIAS DO NOSSO PAÍS, QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O ELE?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

5) PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA NO CADERNO:


PANDEMIA



MIDIÁTICO










  A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NO SISTEMA DIGESTÓRIO.



PROBLEMATIZAÇÃO: POR QUE NOS ALIMENTAMOS DIARIAMENTE?
O QUE ACONTECE DENTRO DO NOSSO CORPO DEPOIS QUE NOS ALIMENTAMOS?
PARA RESPONDER A ESTAS QUESTÕES, CONVIDO VOCÊS A ASSISTIREM O VÍDEO NO LINK.



E AÍ, GOSTARAM?
AGORA, TE CONVIDO A FAZER UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS NUTRIENTES PRESENTES NOS ALIMENTOS. PODEMOS DESTACAR OS GRUPOS DOS ALIMENTOS: ENERGÉTICOS, CONSTRUTORES E REGULADORES.
ANTES, PORÉM, É IMPORTANTE VOCÊ ANOTAR AS SUAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES, PARA DEPOIS INVESTIGÁ-LAS.



MÃOS NA MASSA: FAÇA UMA LISTA COM OS PRINCIPAIS ALIMENTOS CONSUMIDOS POR VOCÊ DIARIAMENTE. AGORA, CLASSIFIQUE-OS EM ENERGÉTICOS, CONSTRUTORES E REGULADORES.

ALIMENTO
GRUPO ALIMENTAR























A QUE OPINIÃO VOCÊ CHEGOU APÓS ESSA REFLEXÃO. VOCÊ É UMA PESSOA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEL OU POUCO SAUDÁVEL?
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

OS NUTRIENTES
OS NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS PRESENTES NOS ALIMENTOS, NECESSÁRIOS PARA O CRESCIMENTO E O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO.
OS TIPOS DE NUTRIENTES SÃO OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS PROTEÍNAS, AS VITAMINAS E OS SAIS MINERAIS.

CARBOIDRATOS 
ONDE EU ENCONTRO? EM PÃES MASSAS, CEREAIS, FARINHA, BATATA, MANDIOCA, AÇÚCAR, ENTRE OUTROS.

COMO SÃO UTILIZADOS PELO ORGANISMO?
SÃO FONTE DE ENERGIA PARA AS ATIVIDADES DO CORPO.

LIPÍDIOS - ONDE EU ENCONTRO?

EM ÓLEOS, MANTEIGA, ALGUMAS SEMENTES, GORDURA ANIMAL, ENTRE OUTROS.
COMO SÃO UTILIZADOS PELO ORGANISMO?

SÃO FONTE DE ENERGIA PARA AS ATIVIDADES DO CORPO E COMPÕEM ALGUMAS ESTRUTURAS.

PROTEÍNAS - ONDE EU ENCONTRO?
EM CARNES, OVOS, FEIJÃO, SOJA, LEITE, QUEIJO, LENTILHA, ENTRE OUTROS.

COMO SÃO UTILIZADOS PELO ORGANISMO?
SÃO UTILIZADAS PELO CORPO PARA CRESCER E REPARAR ESTRUTURAS DESGASTADAS E MACHUCADAS.

VITAMINAS E SAIS MINERAIS - ONDE EU ENCONTRO?
NO LEITE, NAS FRUTAS, NAS VERDURAS, ENTRE OUTROS.

COMO SÃO UTILIZADAS PELO ORGANISMO?
SÃO ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO E PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

ALIMENTOS ENERGÉTICOS: É COMPOSTO POR CEREAIS (ARROZ, TRIGO), RAÍZES E TUBÉRCULOS (BATATA,  MANDIOCA, MANDIOQUINHA, INHAME) E MASSAS (PÃES, BOLOS). SÃO ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS, RESPONSÁVEIS PELO FORNECIMENTO DE ENERGIA PARA O ORGANISMO.
ALIMENTOS REGULADORES: É COMPOSTO POR HORTALIÇAS (VERDURAS E LEGUMES) E FRUTAS. SÃO ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E MINERAIS, RESPONSÁVEIS PELA REGULAGEM DAS FUNÇÕES DO NOSSO ORGANISMO.
ALIMENTOS CONSTRUTORES: É COMPOSTO POR LEITE E DERIVADOS, CARNES, OVOS E ALGUMAS LEGUMINOSAS ESPECÍFICAS. SÃO ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS, RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS TECIDOS DO ORGANISMO.
CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NA MANUTENÇÃO DE UMA VIDA SAUDÁVEL.
QUE TAL SE VOCÊS PREPAREM JUNTOS ALGUMAS RECEITAS SAUDÁVEIS.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO!! 
ATÉ A PRÓXIMA.





CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS DO MUNDO.
1ª ATIVIDADE
PESQUISA SOBRE:
BRINCADEIRAS QUE AS CRIANÇAS BRINCAM NAS DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL (NORTE, NORDESTE, SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE), ESSAS BRINCADEIRAS PODEM SER COM BOLA, CORDAS, PETECAS, JOGOS DE TABULEIROS ETC., AQUELAS QUE MAIS GOSTAREM.
VOCÊS DEVERÃO ESCOLHER DUAS BRINCADEIRAS DE CADA REGIÃO, COPIÁ-LAS EM SEU CADERNO, PODE TAMBÉM COLAR FIGURAS DAS BRINCADEIRAS E ATÉ DESENHÁ-LAS, VAI FICAR BEM LEGAL.
AS ATIVIDADES INDICADAS ACIMA SERÃO UTILIZADAS EM NOSSOS DEBATES QUANDO RETORNARMOS.
 OBSERVAÇÃO: NA PRÓXIMA AULA DAREMOS CONTINUIDADE A ESSA ATIVIDADE.

2ª ATIVIDADE.

RISCAR NO CHÃO COM GIZ EM TRAJETÓRIAS DO TIPO CIRCUITO;
PODE SER UMA PARA TODOS OS PARTICIPANTES OU UMA PARA CADA PARTICIPANTE E CADA UM FAZ A TRAJETÓRIA COMO QUISER.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
CAMINHAR POR ESTES TRAJETOS:
NA PONTA DOS PÉS COM OS BRAÇOS BEM ABERTOS;
NA PONTA DOS PÉS COM OS BRAÇOS LEVEMENTE AFASTADOS DO CORPO;
NA PONTA DOS PÉS COM OS BRAÇOS JUNTO AO CORPO;
NA PONTA DOS PÉS COM OS BRAÇOS NO ALTO DA CABEÇA;
NA PONTA DOS PÉS E DE COSTAS COM OS BRAÇOS NORMAIS NA LATERAL DO CORPO.

DURANTE A CAMINHADA VOCÊ DEVERÁ NOTAR DE QUAL MODO DE CAMINHAR É MAIS FÁCIL, QUAL TE DÁ MAIS SEGURANÇA, REGISTRE EM SEU CADERNO E JUSTIFIQUE PARA DEBATERMOS POSTERIORMENTE.
 3ª ATIVIDADE.
JOGOS DE BOLICHE.
BOLICHE ADAPTADO.






ATIVIDADE – CONSTRUÇÃO DE UM SCRIPT

SCRIPT OU TEXTO TEATRAL É O ROTEIRO QUE OS DRAMATURGOS E DIRETORES DE TEATRO E CINEMA PRODUZEM QUE CONTÉM TODAS AS FALAS DE PERSONAGENS E AS INTENÇÕES DE CADA FALA PARA QUE OS ATORES POSSAM INTERPRETAR DENTRO DAS ARTES CÊNICAS.
ELE POSSUI UMA ESTRUTURA QUE RELATA DE FORMA BEM DETALHADA CADA AÇÃO TEATRAL E TAMBÉM COMO CADA PERSONAGEM DÁ SUA FALA. OLHA SÓ O DIÁLOGO A SEGUIR:

CHAPEUZINHO: (COM DÚVIDAS) NOSSA, VOVÓ! QUE OLHOS GRANDES VOCÊ TEM!
LOBO MAU: (COM A VOZ BEM AGUDA) É PARA TE VER MELHOR, MINHA NETINHA!
CHAPEUZINHO: E QUE NARIZ GRANDE VOCÊ TEM, VOVÓ!
LOBO MAU: É PARA ENXERGAR MELHOR, CHAPEUZINHO!
CHAPEUZINHO: NOSSA VOVÓ! QUE BOCA GRANDE VOCÊ TEM…
LOBO MAU: (COM A VOZ BEM GRAVE E FORTE, BEM BRAVO, PULANDO NA CHAPEUZINHO) É PARA TE COMER!!!

VIU SÓ? ESSE PEDAÇO DE SCRIPT RELATA A VISITA DA CHAPEUZINHO E DO LOBO MAU VESTIDO DE VOVÓ. CADA INTENÇÃO DA FALA É COLOCADA JUNTO AO QUE DEVE SER FALADO PELO ATOR.
AGORA, SEGUINDO O EXEMPLO, CONSTRUA UMA HISTÓRIA EM FORMA DE SCRIPT COM OS PERSONAGENS QUE VOCÊ CRIOU, SEGUINDO O MODELO. NÃO ESQUEÇA DOS SEGUINTES DETALHES:
• O SCRIPT DEVE CONTER O TÍTULO DA HISTÓRIA;
• ELE DEVE CONTER O NOME DOS PERSONAGENS DE FORMA BEM DESTACADA;
• DA MESMA FORMA QUE OUTROS TEXTOS, NÃO ESQUEÇA O PARÁGRAFO;
• COLOQUE A INTENÇÃO DA FALA;
• USE SUA CRIATIVIDADE!
           
BOA PRODUÇÃO!
 _____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

ATIVIDADE – EDIÇÃO DE FOTOS
MUITOS APARELHOS CELULARES HOJE EM DIA TÊM APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE FOTOS: PRETO E BRANCO, ENVELHECIDA, COM FIGURAS… ESSE TIPO DE ARTE VISUAL É BASTANTE COMUM, COM A EXPANSÃO DA TECNOLOGIA.
MESMO QUE NÃO TENHAMOS CELULARES, É POSSÍVEL QUE FAÇAMOS EDIÇÕES EM FOTOS DE REVISTA E JORNAL, DA FORMA QUE MAIS GOSTAMOS.
A ATIVIDADE PROPOSTA HOJE É DE EDIÇÃO DE FOTOS, E ELA PODE OCORRER DE DUAS FORMAS. AÍ VÃO:
1) SE VOCÊ TEM UM ACESSO AO CELULAR, TABLET, COMPUTADOR OU APARELHO ELETRÔNICO, PODENDO SER SEU OU DE ALGUÉM QUE VOCÊ CONHEÇA, VOCÊ IRA ESCOLHER UMA FOTO QUALQUER (PODE SER UMA PAISAGEM, FOTO DE ALGUM LUGAR DE SUA CASA OU MESMO UMA “SELFIE”), E VOCÊ IRA EDITAR ESSA FOTO, DA FORMA QUE MAIS DESEJAR. DEIXE-A BEM DIFERENTE DA IMAGEM ORIGINAL. EXISTEM MUITOS APLICATIVOS DE CELULAR QUE PODEM FAZER ISSO; RECOMENDA-SE QUE VOCÊ COLOQUE IMAGENS DIVERSAS QUE COMPLEMENTEM A IMAGEM ORIGINAL, E TAMBÉM RECURSOS CHAMADOS “FILTROS”, QUE SÃO EFEITOS DE LUZ E SOMBRA, DANDO UM ASPECTO MUITO DIFERENTE E BONITO PARA SUA FOTO. SALVE A FOTO NO APARELHO ELETRÔNICO QUE ESTIVER USANDO.
2) SE VOCÊ NÃO TEM ACESSO A APARELHOS ELETRÔNICOS, PEGUE UMA REVISTA OU JORNAL, COLE EM UMA FOLHA, E COM O USO DE LÁPIS DE COR E/OU CANETINHA, VOCÊ PODE MODIFICAR A SEU GOSTO UMA IMAGEM RECORTADA; PODE SER UMA PAISAGEM, ALGUÉM FAMOSO, UMA LOCALIZAÇÃO, OU O QUE QUISER. FAÇA DESENHOS DIFERENTES QUE ENRIQUEÇAM A FOTO.

BOM TRABALHO!
 _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

       CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - “LOCALIZANDO-SE
E AJUDANDO A LOCALIZAR”

Orientações aos familiares

Olá família, tudo bem?

Estamos enviando orientações de como trabalhar com os livros do EMAI e LER ESCREVER, que seus filhos receberam. Segue algumas orientações:

A atividade 1.1 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 9

Orientações para realização da atividade: Olá Crianças tudo bem?

Faremos algumas atividades sequenciadas. Na nossa primeira atividade é sobre orientação. É muito importante para sabermos como chegar em diferentes lugares e nos orientar. Siga as orientações da atividade “1” para ajudar um novo vizinho.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:


 Família, leia a carta que a criança escreveu, verifique se é possível chegar à escola com as orientações dadas por ele.

A atividade 2 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 9


Orientações para realização da atividade: Na atividade dois, você deverá pedir para um colega ou uma pessoa da família para ler sua carta e verificar se as orientações estão corretas e os leva até a escola.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:

2. Com um colega, compartilhem seus textos e discutam:

Quais pontos de referência vocês localizaram?

 Família, leia a carta que a criança escreveu, verifique se é possível chegar à escola com as orientações dadas por ele.

A atividade 1.2 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 10

Orientações para realização da atividade: Nesta atividade ajude Ana e Célia a se encontrarem no Teatro, siga as orientações da atividade.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:

ATIVIDADE 1.2

1.Leia o texto:

Ana e Célia combinaram de assistir a estreia de uma peça e encontrar-se em frente ao Teatro Municipal. Ana chegou antes de Célia e ligou para a amiga para saber onde ela estava. Célia disse que estava perdida, pois não conhecia bem a região central da cidade. Disse que estava na esquina da Rua 7 de Abril com a Rua Tiradentes.


2. Ajude Ana a dar orientações para Célia chegar ao teatro.


Família, verifique a possibilidade de a criança trocar a carta que escreveu com um coleguinha pelo whatsapp.

A atividade 1.3 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 11 e 12

Orientações para realização da atividade: Atenção nesta atividade, você deve olhar com muita atenção o mapa apresentado para realizar a escrita do texto. Peça a ajuda a um adulto se tiver dificuldade.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:

ATIVIDADE 1.3

1. Com um colega, resolva a seguinte situação:


Observe o mapa.

Escreva um pequeno texto, na página 12 do seu livro EMAI, destacando as principais ruas e pontos de referência que Júlia provavelmente pode observar.


 
 
 Família, apresente para criança um guia de ruas se tiver, ou o google maps, waze... Explore com ele algum mapa de trajeto.


A atividade 1.4 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 13 e 14

Orientações para realização da atividade: Nossa atividade é sobre fronteira.

IMPORTANTE: Fronteira é um limite que separa um país ou um território de outro.

Observe o mapa do livro com atenção e responda as perguntas que lá se encontram.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:

ATIVIDADE 1.4

1.Observe o mapa da América do Sul. Localize o Brasil, que é mostrado com a divisão por estados.


2. Indique dois estados que:

A. Estão na região Norte e fazem fronteira com a Venezuela.

B. Estão na região Nordeste.

C. Estão na região Sul e não fazem fronteira com Uruguai.

3. É correto afirmar que uma pessoa que mora no Espírito Santo está em um estado do Sudeste?

4. Quais países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil?

5. Quais estados do Brasil fazem fronteira com a Argentina?

 Família, olhe o mapa da América do Sul, explore com as crianças os países que estão nas fronteiras.

A atividade 1.5 está no Livro do EMAI – 5º ano – página 15 e 16.

Antes de fazer a atividade do livro, vamos brincar de Batalha Naval, é um jogo de localização. Presta atenção no exemplo:


O coelho está localizado no (6,C).

Você consegue encontrar cavalo? Onde ele está? _____

Orientações para realização da atividade: Agora faça a atividade do livro.

Esta é a atividade que você encontrará no livro:

ATIVIDADE 1.5

1. Para localizar uma rua em um Guia de Ruas, ou na internet, usamos um conhecimento matemático interessante que são as coordenadas. Vejamos como isso pode ser feito. Primeiro você localiza o nome dessa rua em uma listagem, anotando a página do guia em que ela se encontra. Em seguida, registra também um código, geralmente composto por uma letra e um número. Por exemplo, a Rua Itapira encontra-se em C3.


2. Dê as coordenadas que indicam:

A. A localização da Rua Caraguatatuba.

                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                         

B. O cruzamento da Avenida São João com a Rua Itanhaém.

                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                         


 Família jogue com a criança batalha naval que vocês podem construir juntos, ou pelo site: https://www.clickjogos.com.br/Jogos-online/Acao-e-Aventura/Batalha-Naval




HABILIDADES DAS ATIVIDADES 

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10


         Link: https://drive.google.com/file/d/1cEtaw3i8SgAYhlnAyIQOxl43HRwaJ9-c/view?usp=sharing





ATIVIDADES 

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10




Páginas 175, 176, 177 e 178





EJA I e II

HABILIDADES DAS ATIVIDADES 

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10








ATIVIDADES - EJA I

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10




ATIVIDADES - EJA II (6º e 7º Anos)

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10


     Link:  https://drive.google.com/file/d/1zx1dnVuZgybRWKLZb6DyO65UmJkhVHZn/view?usp=sharing



ATIVIDADES - EJA II (8º e 9º Anos)

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10


     Link:  https://drive.google.com/file/d/1Wv5VfETLqfXh-zjDoQUehEYIj1KYZxkK/view?usp=sharing