2º ANO





ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
·    FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
·  PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
·     PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
·    ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO BRINCAR.

LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS ATIVIDADES!!

 CUIDEM -SE!
  ATÉ BREVE!!!






A PARLENDA É UMA POESIA MUSICADA PARA CRIANÇAS OU RIMA INFANTIL USADA NAS BRINCADEIRAS DE TRADIÇÃO ORAL.

AGORA VAMOS CANTAR A PARLENDA ABAIXO.



CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO DA PARLENDA: https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk





1) AGORA QUE VOCÊ JÁ CANTOU, CIRCULE NO TEXTO AS PALAVRAS QUE SE REPETEM.



 2) LEIA A PARLENDA NOVAMENTE E ESCREVA   AS PALAVRAS QUE RIMAM COM:

DOMINGO

FINO

OURO

VALENTE

FRACO

FUNDO


3) ESCREVA UMA FRASE COM AS FIGURAS ABAIXO.




5) AGORA VAMOS ORGANIZAR OS VERSOS DA PARLENDA.

É
A
FRACO
GENTE


OURO.
É
SINO
O
DE


BARRO.
DE
É
O
CACHIMBO


6- ASSINALE A RESPOSTA CORRETA DE ACORDO COM A PARLENDA:
A) NOME DE UM ANIMAL:
(   ) VACA (   ) TOURO (  ) CAVALO
B) NOME DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO:
(   ) JARRO (   )PRATO (   ) COPO
C) DIA DA SEMANA:
(   ) SEGUNDA-FEIRA (   ) DOMINGO (   ) SÁBADO







CONVERSANDO SOBRE AS PLANTAS



VOCÊ SABE POR QUE CHAMAMOS AS PLANTAS DE SERES VIVOS?



LEIA O TEXTO ABAIXO PARA SE INFORMAR, DEPOIS ASSISTA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:


O CICLO VITAL DAS PLANTAS

COMO OS ANIMAIS, AS PLANTAS TAMBÉM SÃO SERES VIVOS E APRESENTAM CICLO VITAL: ELAS NASCEM, CRESCEM, PODEM SE REPRODUZIR E MORREM.
AS PLANTAS PRODUZEM SEU PRÓPRIO ALIMENTO. RETIRAM DA NATUREZA OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA PRODUZÍ-LOS. SÃO ELES: ÁGUA, LUZ SOLAR, E GÁS CARBÔNICO. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE FOTOSSÍNTESE.

O CORPO DA MAIORIA DAS PLANTAS É FORMADO POR CINCO PARTES PRINCIPAIS.


RAIZ: FIXA PLANTA NO SOLO, ABSORVEM ÁGUA E OS SAIS MINERAIS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS VEGETAIS;
CAULE: SUSTENTA FOLHAS, FLORES E FRUTOS.TRANSPORTAM OS NUTRIENTES PARA TODA A PLANTA;
FOLHA: PARTICIPA DA RESPIRAÇÃO DA PLANTA E DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS;
FLOR: RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO;
FRUTOS: GUARDAM AS SEMENTES QUE VÃO ORIGINAR NOVA PLANTA.
ALGUMAS PLANTAS, COMO SAMAMBAIAS, NUNCA PRODUZEM FLORES OU FRUTOS.

E AÍ, GOSTOU?




MÃOS NA MASSA:
TE CONVIDO A OBSERVAR UMA PLANTINHA QUE VOCÊ TENHA AÍ NA SUA CASA, E FAZER O REGISTRO DA SUA OBSERVAÇÃO.
  
LOCAL ONDE FICA A PLANTA:

ILUMINAÇÃO:

QUANTIDADE DE ÁGUA:

QUAL É A PLANTA?


DESENHE A PLANTINHA OBSERVADA POR VOCÊ COM O MÁXIMO DE DETALHES POSSÍVEIS:















FAÇA UMA LISTA DE   VEGETAIS (PLANTAS) QUE VOCÊ CONHECE E QUE PODEMOS COMER:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________


OBSERVE A FIGURA E IDENTIFIQUE AS PARTES DA PLANTAS APRESENTADA: 







SER CRIANÇA
VOCÊ ACHA QUE TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS? VEJA A OPINIÃO DE CADA UMA

DELAS SOBRE ESSE ASSUNTO.








ATIVIDADES

1) VOCÊ CONCORDA COM A OPINIÃO DESSAS CRIANÇAS? COM QUAIS? EXPLIQUE.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

2) ALÉM DESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS APONTADAS PELAS CRIANÇAS, VOCÊ SE LEMBRA DE OUTRAS? QUAIS?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

EU SOU ASSIM

EXISTEM DIVERSOS FATORES QUE TORNAM AS PESSOAS SEMELHANTES OU DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. OBSERVE.


PRATIQUE E APRENDA


QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS QUE PODEMOS OBSERVAR EM MARIANA E PEDRO? E QUAIS AS SEMELHANÇAS?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________ 

UTILIZE UMA FOTO SUA OU OBSERVE-SE EM UM ESPELHO. DEPOIS FAÇA UM DESENHO DO SEU ROSTO NO ESPAÇO A SEGUIR COM SEUS TRAÇOS FÍSICOS MAIS MARCANTES. MOSTRE SEU DESENHO PARA SUA FAMÍLIA.






Biografia de Tarsila do Amaral



Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886.
Filha de família abastada, passou a infância e adolescência com seus pais e sete irmãos na sua cidade natal.
Sua família havia herdado fazendas de seu avô, José Estanislau do Amaral, conhecido como “o milionário”.
Morou em São Paulo, onde esteve matriculada no Colégio de Freiras e no Colégio Sion.
Mais tarde, mudou-se para Barcelona, na Espanha, a fim de terminar seus estudos. Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro.
Quando retorna ao Brasil, casa-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce.
Mais tarde, em 1920, divorcia-se dele e vai para Paris, na França, estudar arte na Academia Julian, escola de pintura e escultura.
Em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, Tarsila participou do “Salão Oficial dos Artistas da França”. Ao retornar, conheceu o escritor modernista Oswald de Andrade, com quem iniciou um relacionamento que durou de 1926 a 1930.
Ao lado de Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, eles formaram o “Grupo dos Cinco”.
Em 1965, foi submetida a uma cirurgia na coluna, entretanto, devido a um erro médico ficou paralítica.
No ano seguinte, morre sua filha Dulce. Com 86 anos, Tarsila falece na cidade de São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973.

Obras e características da arte de Tarsila


Tarsila pintou mais de 270 obras divididas em algumas fases:
· Fase Pau Brasil: marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade);
· Fase Antropofágica: inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia;
· Fase da Pintura Social: focada nos temas cotidianos e sociais do país.

Algumas Obras de Tarsila do Amaral


CUCA 1924


AUTORETRATO 1923


ABAPURU 1928



Estrada de Ferro 1924



ATIVIDADE 1 – REPRODUZINDO IMAGEM


Tarsila do Amaral é a pintora que maior representa a fase do movimento modernista do Brasil. Sua obra de arte ‘O MAMOEIRO’ pertence a fase Pau-Brasil. Nessa fase as obras de Tarsila exaltavam a natureza tropical, valorizava a brasilidade, os tipos humanos como os caboclos e os negros, e a tranquilidade das pequenas cidades.



AGORA É A SUA VEZ!  USE SUA CRIATIVIDADE E FAÇA UM DESENHO CONTEMPLANDO UM PÉ DE FRUTA DO SEU BAIRRO (LARANJA, ABACATE, MANGA, BANANA ENTRE OUTROS).
VOCÊ É O ARTISTA!






















ATIVIDADE 02 –TEXTURA
TEXTURA É A SENSAÇÃO QUE NOSSO TATO TEM DAS SUPERFÍCIES QUANDO PASSAMOS NOSSA MÃO. PODEMOS CRIAR DIVERSAS TEXTURAS COM OS OBJETOS QUE TEMOS. NESSA ATIVIDADE, VAMOS CRIAR TEXTURAS DIFERENTES COM O GUACHE, CASCAS DE LÁPIS DE COR, ALGODÃO, GRÃOS (ARROZ, FEIJÃO, MILHO...) ENTRE OUTROS. ABUSE DA CRIATIVIDADE NA OBRA DE TARSILA DO AMARAL “CUCA” NO ESPAÇO ABAIXO. LEMBRE- SE VOCÊ É O ARTISTA!












CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR..

1ª ATIVIDADE:
ATIVIDADES RECREATIVAS COM CORDA E SUAS VARIAÇÕES.




2ª ATIVIDADE:
JOGOS DE AMARELINHAS E SUAS VARIAÇÕES
AS REGRAS SÃO AS MESMAS, O QUE MUDA É O TABULEIRO DESENHA DO CHÃO.

VALE LEMBRAR: NÃO PODE PISAR NA CASINHA QUE A PEDRA ESTIVER, E O LEGAL E FALAR
EM VOZ ALTA A LETRA OU O NÚMERO DA CASINHA QUE PISAR.



ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO: 

3ª ATIVIDADE.
BRINCADEIRA CABRA-CEGA.



A BRINCADEIRA CABRA-CEGA É UMA BRINCADEIRA CONHECIDA NO MUNDO TODO.
VAMOS LÁ, UMA PESSOA DO GRUPO É ESCOLHIDA PARA SER A CABRA-CEGA E DEVE TER OS OLHOS VENDADOS. OS DEMAIS GIRAM A PESSOA ESCOLHIDA A FIM DE QUE ELA PERCA A REFERÊNCIA ESPACIAL. DEPOIS, TODOS SE ESPALHAM PELA ÁREA DA BRINCADEIRA ENQUANTO A “CABRA-CEGA” É SOLTA PARA TENTAR CAPTURAR ALGUÉM E ADIVINHAR QUEM É. SE ACERTAR, O CAPTURADO PASSA A SER A “CABRA-CEGA”. SE ERRAR, CONTINUA SENDO O PEGADOR.
DICA: LIMITAR BEM O ESPAÇO DE JOGO, RETIRE OBSTÁCULOS PARA QUE A PESSOA VENDADA NÃO SE MACHUQUE E CONSCIENTIZE TODOS  OS CUIDADOS COM OS OUTROS.








OLÁ CRIANÇAS!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!!! SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO. PEÇAM AJUDA DE ALGUÉM RESPONSÁVEL POR VOCÊ. DIVIRTA-SE E APRENDA, ATÉ ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.

1) CONTE CADA GRUPO COM 10 CUPCAKES







CONFIRA CADA GRUPO E REGISTRE EM SEU CADERNO O TOTAL DE CUPCAKES SE JUNTARMOS TODOS OS GRUPOS.


2 -  QUAL NÚMERO FALTA NA SEQUÊNCIA? ESCREVA EM SEU CADERNO, DESENHE A RETA, VAMOS LÁ?





       3) VEJA OS NÚMEROS QUE TEM EM SUA CASA:

·         NÚMERO DA CASA;
·         NÚMERO DE SEU SAPATO;
·         OUTROS NÚMEROS QUE VOCÊ ENCONTRAR, DIGA QUE NÚMERO É ESSE, PARA QUE ELE SERVE?

·         NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR TUDO EM SEU CADERNO.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:

LINK:https://drive.google.com/open?id=1mcgecC-WuXVJuC3kIzyEEXS6A31200R9


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 

ARTE

OLÁ, É UM PRAZER ESTAR COM VOCÊS NESSE MOMENTO TÃO DELICADO, FICO FELIZ POR ESTAREM AQUI PARA QUE POSSAMOS APRENDER JUNTOS!! VAMOS DECOLAR RUMO A UMA GRANDE AVENTURA, NUMA VIAGEM MARAVILHOSA A NOVOS CONHECIMENTOS!! VOCÊ É O ARTISTA!!!


DICAS DE ORIENTAÇÃO A FAMÍLIA

1 – MÃOS À OBRA!


AGORA, COM MAIS TEMPO EM CASA, É POSSÍVEL REFORÇAR A ROTINA DE ESTUDOS. É UM MOMENTO PROPÍCIO PARA FAZER AS ATIVIDADES EM FAMÍLIA. ENTÃO, NADA MELHOR QUE CONVOCAR OS PEQUENOS PARA EXPLORAR A IMAGINAÇÃO! ASSIM, ELES PODEM DESENVOLVER HABILIDADES, DESPERTAR O INTERESSE ARTÍSTICO, DESENVOLVER A SENSIBILIDADE E A IMAGINAÇÃO. QUE TAL FAZER DESSE PERÍODO UM PONTAPÉ INICIAL NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS DE TODA A FAMÍLIA?


2 – VAMOS FAZER JUNTOS?

DURANTE AS ATIVIDADES APROVEITE O TEMPO PARA REALIZÁ-LAS COM SEU FILHO (A), SE TIVER OPORTUNIDADE, PESQUISE JUNTO DA CRIANÇA E FAÇA AS LEITURAS NECESSÁRIAS. O QUE IMPORTA É TER UM PLANEJAMENTO E, SE POSSÍVEL, ADAPTAR A ROTINA PARA QUE SEJA PRÓXIMA DO QUE ERA NA ESCOLA. ASSIM, SEGUINDO OS MESMOS HORÁRIOS, FICA MAIS FÁCIL MANTER O RITMO DE ESTUDOS HABITUAL.

3 – IMPORTANTE!

SEMPRE QUE ENCONTRAR UMA LÂMPADA VERMELHA NO LADO DIREITO DA ATIVIDADE SIGNIFICA QUE A CRIANÇA NECESSITA DE AUXÍLIO. 

4 – LOGO ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE!

VAMOS SEGUIR COM SABEDORIA, DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, COM O ISOLAMENTO E UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR, PARA QUE POSSAMOS LIDAR DE MANEIRA MAIS TRANQUILA COM A SITUAÇÃO ATUAL.

ATIVIDADE 01 – CONHECENDO CARIMBOS

NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER CARIMBOS


COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, VAMOS CONHECER ALGUNS CARIMBOS MAIS UTILIZADOS NOS ÚLTIMOS TEMPOS: 



INÍCIO DE CONVERSA

(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA)


1) “VOCÊ JÁ CONHECIA ESTE CARIMBO?”,

2) “PARA QUE VOCÊ ACHA QUE SERVE ESTES CARIMBOS?”,

3) “VOCÊ ACHA QUE PODEMOS UTILIZÁ-LO PARA QUÊ?”

4) “O QUE VOCÊ ACHA DA IDEIA DE PRODUZIR UM DESENHO COM CARIMBOS? SERÁ POSSÍVEL?

VOCÊ SABIA?

O ARTISTA ITALIANO FEDERICO PIETRELLA UTILIZA CARIMBOS DATADORES (DAQUELES QUE SE PODEM VER EM QUALQUER ESCRITÓRIO) PARA CRIAR FABULOSAS COMPOSIÇÕES DE GRANDE DIMENSÃO, CONSTITUÍDAS POR MILHARES DE CARACTERES SOBREPOSTOS, QUE AO LONGE FAZ LEMBRAR UMA VELHA FOTOGRAFIA PRETO E BRANCO.


FEDERICO PIETRELLA VIVE EM BERLIM, NA ALEMANHA, ONDE PRODUZ A SUA ARTE "CARIMBADA" HÁ MAIS DE 15 ANOS. CADA UMA DAS SUAS OBRAS LEVA CERCA DE DOIS MESES A PRODUZIR E, COM UM OLHAR MAIS ATENTO, QUALQUER UM PODE PERCEBER QUANDO FOI EXECUTADA CADA UMA DAS COMPOSIÇÕES: O ARTISTA UTILIZA SEMPRE O CARIMBO COM A DATA EXATA EM QUE ESTÁ A EXECUTAR O TRABALHO.

O ARTISTA ITALIANO FEDERICO PIETRELLA CRIOU PAISAGENS INCRÍVEIS POR MEIO DE UM CARIMBO USADO PARA MARCAR DATAS. CONHECIDO POR FAZER ARTE DIFERENTE FEDERICO PIETRELLA FEZ UM TRABALHO INCRÍVEL COM O TRADICIONAL CARIMBO (AQUELE DE BORRACHA, QUE É PRECISO MOLHAR NA TINTA). É POSSÍVEL VER OS NÚMEROS E OS MESES QUANDO A IMAGEM SE APROXIMA.


CONHEÇA AGORA ALGUMAS OBRAS DE ARTE DO
ARTISTA ITALIANO 
FEDERICO PIETRELLA.


DE 8 A 18 DE FEVEREIRO DE 2013” CARIMBOS COM DATAS EM ACRÍLICO


DE 11 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO DE 2012” 
CARIMBO COM DATA EM ACRÍLICO ESTAMPADO EM TELA


22 A 29 DE ABRIL DE 2002” CARIMBO DE DATA COM ACRÍLICO NA PAREDE


ATIVIDADE 02 - PRODUZINDO

OS CARIMBOS PODEM SER UTILIZADOS NÃO APENAS PARA MARCAR DOCUMENTOS, MAS TAMBÉM PARA CRIAR OUTRAS IMAGENS. AGORA QUE VOCÊ CONHECE OS CARIMBOS E SABE QUE É POSSÍVEL UTILIZAR QUALQUER MATERIAL QUE QUISERMOS PARA FAZER UMA OBRA DE ARTE, VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA?

INÍCIO DE CONVERSA

(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).

1) “VOCÊ JÁ CONHECIA ESSE TIPO DE ARTE?”

2) “É POSSÍVEL REALIZAR UMA OBRA DE ARTE COM OS MATERIAIS QUE VOCÊ TEM AÍ NA SUA CASA?”


AGORA É COM VOCÊ!

PRA ESSA ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE ALGUNS MATERIAIS QUE VOCÊ TENHA AI NA SUA CASA, COMO: LATAS DE REFRIGERANTE, EMBALAGENS DE IOGURTE (DANONE), CAIXAS DE LEITE, BANDEJAS DE OVOS, GARRAFAS DE REFRIGERANTE (PLÁSTICO), TUBOS DE PASTA DE DENTES, BEXIGAS, ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, COPOS DESCARTÁVEIS, TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS, TINTA GUACHE DE VÁRIAS CORES, PINCEL, POTES COM ÁGUA, PAPEL TOALHA, PAPEL SULFITE, CARTOLINA, ENTRE OUTROS. LEMBRE-SE QUALQUER MATERIAL É BEM-VINDO, ESCOLHA UM OBJETO DESCARTÁVEL DE FÁCIL ACESSO NA SUA CASA E ABUSE DA CRIATIVIDADE!


PARA FAZER ESSA ARTE NÓS VAMOS USAR MATERIAL RECICLADO. É MUITO IMPORTANTE DARMOS VALOR A ESSES MATERIAIS, AFINAL, DE FORMA BEM SIMPLES NÓS PODEMOS CONTRIBUIR PARA O BEM DA NATUREZA.

1. ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO

2. BEXIGA

3. ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E TOCOS DE MADEIRA

4. TOCO DE MADEIRA E BARBANTE

5. ROLO DE PAPEL TOALHA E PLÁSTICO BOLHA

6. PARAFUSOS.


7. TAMPA DE EMBALAGENS DE PASTA DE DENTES

8. ROLHAS DE CORTIÇA (AQUELA DA GARRAFA)

9. PAPELÃO

10. PAPELÃO ENROLADO

11. ESPONJA VELHA

12. TRONCOS DE MADEIRA.


AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DE ADULTO ESCOLHA OS MATERIAIS QUE VOCÊ GOSTE MAIS E CRIE SUA OBRA DE ARTE.


LEMBRE- SE VOCÊ É O ARTISTA!


SIGA PASSO A PASSO PARA QUE NOSSA ATIVIDADE SEJA UM SUCESSO:

1) PRIMEIRO, VOCÊ DEVE MOLHAR O PINCEL NA TINTA DA COR DE SUA PREFERÊNCIA E PASSAR SOBRE O OBJETO ESCOLHIDO.

2) EM SEGUIDA, VAI USÁ-LO PARA CARIMBAR O PAPEL SULFITE (OU PAPEL DISPONÍVEL), SEGURANDO FIRME PARA NÃO BORRAR, VOCÊ PODERÁ CARIMBAR O PAPEL MAIS DE UMA VEZ COM O MESMO OBJETO.

3) ESSA PROCESSO DEVERÁ SER REPETIDO ATÉ QUE PREENCHA SEU PAPEL COM OS CARIMBOS, CRIANDO UMA COMPOSIÇÃO VISUAL COLABORATIVA (UM DESENHO).

4) O TRABALHO DEVE SER DEIXADO PARA SECAR. 


ATIVIDADE 03 - EXPOSIÇÃO

INÍCIO DE CONVERSA

(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).

1) “VOCÊ GOSTOU DE CRIAR O TRABALHO COM CARIMBOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS?”;

2) “AGORA VAMOS ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS QUE VOCÊ FEZ.

3) “VOCÊ SABE O QUE É UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE?”;

4) “VOCÊ JÁ FOI A UM MUSEU? O QUE ACHOU DA EXPERIÊNCIA? O QUE VIU?”.

AGORA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA VAMOS CONHECER O QUE É UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE.

EXPOSIÇÃO: AÇÃO DE EXPOR, DE APRESENTAR ALGO, DEMONSTRAÇÃO, EXPLANAÇÃO, EXPOSIÇÃO DE UM PRODUTO. COLOCAR A MOSTRA OBRAS DE ARTE, EXPOSIÇÃO DE QUADROS.

AQUI PODEMOS ACOMPANHAR ALGUNS TRABALHOS DE ARTE QUE ESTÃO EM MUSEUS ESPALHADOS PELO MUNDO.

PARABÉNS… VOCÊ É UM ARTISTA!

CHEGAMOS A MAIS UMA ETAPA DA NOSSA ATIVIDADE!

ATIVIDADE 04 – EXPOSIÇÃO DE ARTE

AGORA, VAMOS ORGANIZAR AS OBRAS QUE VOCÊ PRODUZIU. SIGA PASSO A PASSO DAS ORIENTAÇÕES PARA QUE NOSSA EXPOSIÇÃO SEJA UM SUCESSO.

PRECISAMOS DECIDIR O LOCAL DA EXPOSIÇÃO. UM BREVE PASSEIO PELA SUA CASA PODE AJUDAR NESSA ESCOLHA, AVALIANDO CADA ESPAÇO E SUAS POSSIBILIDADES: QUARTO, SALA OU ATÉ MESMO O QUINTAL, ETC. PODE SER O SEU LUGAR PREFERIDO OU DA FAMÍLIA);

VOCÊ DEVE ESCOLHER UM TÍTULO PARA A EXPOSIÇÃO: USE SUA CRIATIVIDADE!

DICAS PARA EXPOSIÇÃO DE SUAS OBRAS DE ARTE:

COM A AJUDA DE ADULTO, PENDURAR SUAS OBRAS DE ARTE NO VARAL DE ROUPAS, COM A AJUDA DE PRENDEDORES DE ROUPA;

USAR DUAS CADEIRAS AFASTADAS E AMARRAR UM BARBANTE EM CADA UMA DELAS, FORMANDO UM VARAL IMPROVISADO PARA PENDURAR SUAS OBRAS DE ARTE;

ESCOLHA SEU LUGAR PREFERIDO DA CASA, POR EXEMPLO PODE SER A PORTA DO SEU QUARTO. (LEMBRE-SE DE PEDIR A AUTORIZAÇÃO DE ADULTO.


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!

INÍCIO DE CONVERSA

(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).

COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DOS SEUS TRABALHOS COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA?”;

VOCÊ IMAGINAVA QUE PRECISAVA DE TANTA DETALHES PARA ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO?”;

ALGUM ASPECTO PODERIA TER SIDO MELHOR? O QUE FOI BOM?”.

VAMOS REGISTRAR?

COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, RELATEM O QUE PERCEBERAM AO OBSERVAR O TRABALHO REALIZADO. REFLITAM SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRABALHO DE PLANEJAMENTO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO, PENSANDO TAMBÉM NAS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO.


COMO FAREMOS O REGISTRO DA ATIVIDADE?

1) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE UM DESENHO QUE REPRESENTE TODO PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS OBRAS DE ARTE ATÉ SUA FINALIZAÇÃO COM A EXPOSIÇÃO;

2) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE UM REGISTRO ESCRITO COM SUAS PALAVRAS. (ESSE REGISTRO DEVE SER REALIZADO COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA);

3) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DO REGISTRO COM FOTOS.


ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES ACIMA E BOA ATIVIDADE!


O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA”…


ATÉ A PRÓXIMA AULA!





HABILIDADES DAS ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10





                ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10

Link:https://drive.google.com/file/d/1VyDSs32RB81OYKdlNysZTykH-ukHQ1PP/view?usp=sharing