A PARLENDA É UMA POESIA
MUSICADA PARA CRIANÇAS OU RIMA INFANTIL USADA NAS BRINCADEIRAS DE TRADIÇÃO
ORAL.
|
DOMINGO
|
|
FINO
|
|
OURO
|
|
VALENTE
|
|
FRACO
|
|
FUNDO
|
É
|
A
|
FRACO
|
GENTE
|
OURO.
|
É
|
SINO
|
O
|
DE
|
BARRO.
|
DE
|
É
|
O
|
CACHIMBO
|
CONVERSANDO SOBRE AS PLANTAS
E
AÍ, GOSTOU?
LOCAL ONDE FICA A PLANTA:
|
ILUMINAÇÃO:
|
QUANTIDADE DE ÁGUA:
|
QUAL É A PLANTA?
|
Biografia de Tarsila do Amaral
Obras e
características da arte de Tarsila
CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR..
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:
LINK:https://drive.google.com/open?id=1mcgecC-WuXVJuC3kIzyEEXS6A31200R9
SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
ARTE
OLÁ, É UM PRAZER ESTAR COM VOCÊS NESSE MOMENTO TÃO DELICADO, FICO FELIZ POR ESTAREM AQUI PARA QUE POSSAMOS APRENDER JUNTOS!! VAMOS DECOLAR RUMO A UMA GRANDE AVENTURA, NUMA VIAGEM MARAVILHOSA A NOVOS CONHECIMENTOS!! VOCÊ É O ARTISTA!!!
DICAS DE ORIENTAÇÃO A FAMÍLIA
1 – MÃOS À OBRA!
AGORA, COM MAIS TEMPO EM CASA, É POSSÍVEL REFORÇAR A ROTINA DE ESTUDOS. É UM MOMENTO PROPÍCIO PARA FAZER AS ATIVIDADES EM FAMÍLIA. ENTÃO, NADA MELHOR QUE CONVOCAR OS PEQUENOS PARA EXPLORAR A IMAGINAÇÃO! ASSIM, ELES PODEM DESENVOLVER HABILIDADES, DESPERTAR O INTERESSE ARTÍSTICO, DESENVOLVER A SENSIBILIDADE E A IMAGINAÇÃO. QUE TAL FAZER DESSE PERÍODO UM PONTAPÉ INICIAL NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS DE TODA A FAMÍLIA?
2 – VAMOS FAZER JUNTOS?
DURANTE AS ATIVIDADES APROVEITE O TEMPO PARA REALIZÁ-LAS COM SEU FILHO (A), SE TIVER OPORTUNIDADE, PESQUISE JUNTO DA CRIANÇA E FAÇA AS LEITURAS NECESSÁRIAS. O QUE IMPORTA É TER UM PLANEJAMENTO E, SE POSSÍVEL, ADAPTAR A ROTINA PARA QUE SEJA PRÓXIMA DO QUE ERA NA ESCOLA. ASSIM, SEGUINDO OS MESMOS HORÁRIOS, FICA MAIS FÁCIL MANTER O RITMO DE ESTUDOS HABITUAL.
3 – IMPORTANTE!
SEMPRE
QUE ENCONTRAR UMA LÂMPADA VERMELHA NO LADO
DIREITO DA ATIVIDADE SIGNIFICA QUE A CRIANÇA NECESSITA DE AUXÍLIO.
4 – LOGO ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE!
VAMOS SEGUIR COM SABEDORIA, DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, COM O ISOLAMENTO E UMA BOA CONVIVÊNCIA FAMILIAR, PARA QUE POSSAMOS LIDAR DE MANEIRA MAIS TRANQUILA COM A SITUAÇÃO ATUAL.
ATIVIDADE 01 – CONHECENDO CARIMBOS
NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER CARIMBOS
COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, VAMOS CONHECER ALGUNS CARIMBOS MAIS UTILIZADOS NOS ÚLTIMOS TEMPOS:
INÍCIO DE CONVERSA
(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA)
1) “VOCÊ JÁ CONHECIA ESTE CARIMBO?”,
2) “PARA QUE VOCÊ ACHA QUE SERVE ESTES CARIMBOS?”,
3) “VOCÊ ACHA QUE PODEMOS UTILIZÁ-LO PARA QUÊ?”
4) “O QUE VOCÊ ACHA DA IDEIA DE PRODUZIR UM DESENHO COM CARIMBOS? SERÁ POSSÍVEL?
VOCÊ SABIA?
O ARTISTA ITALIANO FEDERICO PIETRELLA UTILIZA CARIMBOS DATADORES (DAQUELES QUE SE PODEM VER EM QUALQUER ESCRITÓRIO) PARA CRIAR FABULOSAS COMPOSIÇÕES DE GRANDE DIMENSÃO, CONSTITUÍDAS POR MILHARES DE CARACTERES SOBREPOSTOS, QUE AO LONGE FAZ LEMBRAR UMA VELHA FOTOGRAFIA PRETO E BRANCO.
FEDERICO PIETRELLA VIVE EM BERLIM, NA ALEMANHA, ONDE PRODUZ A SUA ARTE "CARIMBADA" HÁ MAIS DE 15 ANOS. CADA UMA DAS SUAS OBRAS LEVA CERCA DE DOIS MESES A PRODUZIR E, COM UM OLHAR MAIS ATENTO, QUALQUER UM PODE PERCEBER QUANDO FOI EXECUTADA CADA UMA DAS COMPOSIÇÕES: O ARTISTA UTILIZA SEMPRE O CARIMBO COM A DATA EXATA EM QUE ESTÁ A EXECUTAR O TRABALHO.
O ARTISTA ITALIANO FEDERICO PIETRELLA CRIOU PAISAGENS INCRÍVEIS POR MEIO DE UM CARIMBO USADO PARA MARCAR DATAS. CONHECIDO POR FAZER ARTE DIFERENTE FEDERICO PIETRELLA FEZ UM TRABALHO INCRÍVEL COM O TRADICIONAL CARIMBO (AQUELE DE BORRACHA, QUE É PRECISO MOLHAR NA TINTA). É POSSÍVEL VER OS NÚMEROS E OS MESES QUANDO A IMAGEM SE APROXIMA.
CONHEÇA
AGORA ALGUMAS OBRAS DE ARTE DO
ARTISTA ITALIANO FEDERICO
PIETRELLA.
“DE 8 A 18 DE FEVEREIRO DE 2013” CARIMBOS COM DATAS EM ACRÍLICO
“DE
11 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO DE 2012”
CARIMBO
COM DATA EM ACRÍLICO ESTAMPADO EM TELA
“22 A 29 DE ABRIL DE 2002” CARIMBO DE DATA COM ACRÍLICO NA PAREDE
ATIVIDADE 02 - PRODUZINDO
OS CARIMBOS PODEM SER UTILIZADOS NÃO APENAS PARA MARCAR DOCUMENTOS, MAS TAMBÉM PARA CRIAR OUTRAS IMAGENS. AGORA QUE VOCÊ CONHECE OS CARIMBOS E SABE QUE É POSSÍVEL UTILIZAR QUALQUER MATERIAL QUE QUISERMOS PARA FAZER UMA OBRA DE ARTE, VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA?
INÍCIO DE CONVERSA
(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).
1) “VOCÊ JÁ CONHECIA ESSE TIPO DE ARTE?”
2) “É POSSÍVEL REALIZAR UMA OBRA DE ARTE COM OS MATERIAIS QUE VOCÊ TEM AÍ NA SUA CASA?”
AGORA É COM VOCÊ!
PRA ESSA ATIVIDADE VAMOS PRECISAR DE ALGUNS MATERIAIS QUE VOCÊ TENHA AI NA SUA CASA, COMO: LATAS DE REFRIGERANTE, EMBALAGENS DE IOGURTE (DANONE), CAIXAS DE LEITE, BANDEJAS DE OVOS, GARRAFAS DE REFRIGERANTE (PLÁSTICO), TUBOS DE PASTA DE DENTES, BEXIGAS, ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, COPOS DESCARTÁVEIS, TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS, TINTA GUACHE DE VÁRIAS CORES, PINCEL, POTES COM ÁGUA, PAPEL TOALHA, PAPEL SULFITE, CARTOLINA, ENTRE OUTROS. LEMBRE-SE QUALQUER MATERIAL É BEM-VINDO, ESCOLHA UM OBJETO DESCARTÁVEL DE FÁCIL ACESSO NA SUA CASA E ABUSE DA CRIATIVIDADE!
PARA FAZER ESSA ARTE NÓS VAMOS USAR MATERIAL RECICLADO. É MUITO IMPORTANTE DARMOS VALOR A ESSES MATERIAIS, AFINAL, DE FORMA BEM SIMPLES NÓS PODEMOS CONTRIBUIR PARA O BEM DA NATUREZA.
1. ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
2. BEXIGA
3. ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E TOCOS DE MADEIRA
4. TOCO DE MADEIRA E BARBANTE
5. ROLO DE PAPEL TOALHA E PLÁSTICO BOLHA
6. PARAFUSOS.
7. TAMPA DE EMBALAGENS DE PASTA DE DENTES
8. ROLHAS DE CORTIÇA (AQUELA DA GARRAFA)
9. PAPELÃO
10. PAPELÃO ENROLADO
11. ESPONJA VELHA
12. TRONCOS DE MADEIRA.
AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DE ADULTO ESCOLHA OS MATERIAIS QUE VOCÊ GOSTE MAIS E CRIE SUA OBRA DE ARTE.
LEMBRE- SE VOCÊ É O ARTISTA!
SIGA PASSO A PASSO PARA QUE NOSSA ATIVIDADE SEJA UM SUCESSO:
1) PRIMEIRO, VOCÊ DEVE MOLHAR O PINCEL NA TINTA DA COR DE SUA PREFERÊNCIA E PASSAR SOBRE O OBJETO ESCOLHIDO.
2) EM SEGUIDA, VAI USÁ-LO PARA CARIMBAR O PAPEL SULFITE (OU PAPEL DISPONÍVEL), SEGURANDO FIRME PARA NÃO BORRAR, VOCÊ PODERÁ CARIMBAR O PAPEL MAIS DE UMA VEZ COM O MESMO OBJETO.
3) ESSA PROCESSO DEVERÁ SER REPETIDO ATÉ QUE PREENCHA SEU PAPEL COM OS CARIMBOS, CRIANDO UMA COMPOSIÇÃO VISUAL COLABORATIVA (UM DESENHO).
4) O TRABALHO DEVE SER DEIXADO PARA SECAR.
ATIVIDADE 03 - EXPOSIÇÃO
INÍCIO DE CONVERSA
(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).
1) “VOCÊ GOSTOU DE CRIAR O TRABALHO COM CARIMBOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS?”;
2) “AGORA VAMOS ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS QUE VOCÊ FEZ.
3) “VOCÊ SABE O QUE É UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE?”;
4) “VOCÊ JÁ FOI A UM MUSEU? O QUE ACHOU DA EXPERIÊNCIA? O QUE VIU?”.
AGORA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA VAMOS CONHECER O QUE É UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE.
EXPOSIÇÃO: AÇÃO DE EXPOR, DE APRESENTAR ALGO, DEMONSTRAÇÃO, EXPLANAÇÃO, EXPOSIÇÃO DE UM PRODUTO. COLOCAR A MOSTRA OBRAS DE ARTE, EXPOSIÇÃO DE QUADROS.
AQUI PODEMOS ACOMPANHAR ALGUNS TRABALHOS DE ARTE QUE ESTÃO EM MUSEUS ESPALHADOS PELO MUNDO.
PARABÉNS… VOCÊ É UM ARTISTA!
CHEGAMOS A MAIS UMA ETAPA DA NOSSA ATIVIDADE!
ATIVIDADE 04 – EXPOSIÇÃO DE ARTE
AGORA, VAMOS ORGANIZAR AS OBRAS QUE VOCÊ PRODUZIU. SIGA PASSO A PASSO DAS ORIENTAÇÕES PARA QUE NOSSA EXPOSIÇÃO SEJA UM SUCESSO.
PRECISAMOS DECIDIR O LOCAL DA EXPOSIÇÃO. UM BREVE PASSEIO PELA SUA CASA PODE AJUDAR NESSA ESCOLHA, AVALIANDO CADA ESPAÇO E SUAS POSSIBILIDADES: QUARTO, SALA OU ATÉ MESMO O QUINTAL, ETC. PODE SER O SEU LUGAR PREFERIDO OU DA FAMÍLIA);
VOCÊ DEVE ESCOLHER UM TÍTULO PARA A EXPOSIÇÃO: USE SUA CRIATIVIDADE!
DICAS PARA EXPOSIÇÃO DE SUAS OBRAS DE ARTE:
COM A AJUDA DE ADULTO, PENDURAR SUAS OBRAS DE ARTE NO VARAL DE ROUPAS, COM A AJUDA DE PRENDEDORES DE ROUPA;
USAR DUAS CADEIRAS AFASTADAS E AMARRAR UM BARBANTE EM CADA UMA DELAS, FORMANDO UM VARAL IMPROVISADO PARA PENDURAR SUAS OBRAS DE ARTE;
ESCOLHA SEU LUGAR PREFERIDO DA CASA, POR EXEMPLO PODE SER A PORTA DO SEU QUARTO. (LEMBRE-SE DE PEDIR A AUTORIZAÇÃO DE ADULTO.
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!
INÍCIO DE CONVERSA
(SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS EM CASA PARA A CRIANÇA).
“COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DOS SEUS TRABALHOS COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA?”;
“VOCÊ IMAGINAVA QUE PRECISAVA DE TANTA DETALHES PARA ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO?”;
“ALGUM ASPECTO PODERIA TER SIDO MELHOR? O QUE FOI BOM?”.
VAMOS REGISTRAR?
COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, RELATEM O QUE PERCEBERAM AO OBSERVAR O TRABALHO REALIZADO. REFLITAM SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRABALHO DE PLANEJAMENTO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO, PENSANDO TAMBÉM NAS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO.
COMO FAREMOS O REGISTRO DA ATIVIDADE?
1) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE UM DESENHO QUE REPRESENTE TODO PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS OBRAS DE ARTE ATÉ SUA FINALIZAÇÃO COM A EXPOSIÇÃO;
2) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE UM REGISTRO ESCRITO COM SUAS PALAVRAS. (ESSE REGISTRO DEVE SER REALIZADO COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA);
3) PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DO REGISTRO COM FOTOS.
ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES ACIMA E BOA ATIVIDADE!
“O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA”…
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10
Link:https://drive.google.com/file/d/1VyDSs32RB81OYKdlNysZTykH-ukHQ1PP/view?usp=sharing