1º ANO



ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
·    FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
·  PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
·     PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
·    ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO BRINCAR.

LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS ATIVIDADES!!

 CUIDEM -SE!
  ATÉ BREVE!!!





1) LEIA O ALFABETO:



AGORA ESCREVA O SEU NOME:






2) ESCREVA O NOME DE 2 (DUAS) PESSOAS DA SUA FAMÍLIA:







3) COMPLETE O NOME DAS FIGURAS COM AS LETRAS QUE FALTAM:




4 - OBSERVE A PINTURA DE IVAN CRUZ


AGORA ESCREVA O NOME DAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ OBSERVOU.








DE QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ MAIS GOSTA?








RECORTE E COLE O NOME DOS BRINQUEDOS.






PIPA
CORDA
BONECA
BOLA
BOLINHA DE GUDE
BAMBOLÊ




AGORA COLOQUE O NOME DOS BRINQUEDOS NA ORDEM ALFABÉTICA


















PROBLEMATIZAÇÃO: VOCÊ CONHECE AS PARTES DO SEU CORPO?

CANTE A MÚSICA ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO NO LINK SUGERIDO:




E AÍ, GOSTOU?





MÃOS NA MASSA:
RESPONDA AS QUESTÕES. VOCÊ PODE USAR PALAVRAS OU DESENHOS:

QUE PARTE DO SEU CORPO AUXILIAM NA VISÃO_____________;      
QUE PARTE DO SEU CORPO AUXILIAM NA RESPIRAÇÃO_____________;   
QUE PARTE DO SEU CORPO AUXILIAM NA MASTIGAÇÃO_____________;
QUE PARTE DO SEU CORPO AUXILIAM NA AUDIÇÃO_____________.

FAÇA UMA LISTA OU DESENHE AS ATIVIDADES QUE REALIZAMOS COM O AUXÍLIO DE NOSSAS MÃOS:
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________

AGORA, FAÇA OUTRA LISTA OU DESENHE AS ATIVIDADES QUE PODEMOS FAZER COM OS NOSSOS PÉS:
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________




AGORA VAMOS RESOLVER MAIS ALGUMAS ATIVIDADES


RECORTE E COLE OS NOMES DAS PARTES DO CORPO QUE COMPLETAM A FIGURA ABAIXO:



ATIVIDADE - CRIANDO COM O CONTORNO DE NOSSA MÃO
VOCÊ JÁ DESENHOU SUA MÃO, NÃO É? POIS BEM, VAMOS HOJE PINTAR COM LÁPIS DE COR O CONTORNO DE SUA MÃO, MAS VAMOS CRIAR UMA MÃO COLORIDA DIFERENTE. VOCÊ PODE USAR TRAÇOS E CURVAS E PINTAR ENTRE ELAS. PODE TAMBÉM PREENCHER OS ESPAÇOS DENTRO COM TINTA OU OUTROS MATERIAIS QUE VOCÊ QUEIRA.
VAMOS LÁ? FAÇA O CONTORNO DA SUA MÃO E PINTE DENTRO DELA.

















ATIVIDADE – LEITURA - HISTÓRIA DA ARTE
QUEM É IVAN CRUZ?

Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou freqüentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
         No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica.
            A sua preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia ou engajamento em alguma Escola já criada. Ingressa na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R.J., frequentando seus bancos escolares pelo tempo que julgou necessário. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.
​            Passou a fazer uma série de exposições em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos, além do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição, passando por temas abstratos e figurativos, das mais diversas variações de sua expressão pessoal.


vamos olhar ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Pulando carniça

JOGANDO BOLA

ATIVIDADE – PINTURA COM CASCAS DE LÁPIS
MAIS UM MOMENTO DE CRIAR! AGORA VOCÊ IRÁ FAZER UMA LINDA PAISAGEM COM AQUELAS CASQUINHAS DO LÁPIS. VOCÊ DEVE APONTAR SEUS LÁPIS DE COR (UM POUCO SÓ), GUARDAR AS CASCAS NUM POTE OU EM UM SAQUINHO DE SUPERMERCADO E FAZER UMA PAISAGEM NESSE ESPAÇO A SEGUIR COM COLA. VOCÊ PODE TAMBÉM DESENHAR E PINTAR, MAS AS CASCAS DE LÁPIS DEVEM ESTAR NA SUA OBRA. VAMOS LÁ?

















SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

ADIVINHE SE PUDER...QUAL É A PARLENDA?



BATE PAPO COM AS FAMÍLIAS

Olá família! Esperamos que estejam bem, dentro do que é possível neste contexto que estamos vivendo da pandemia pelo Coronavírus.

Para dar continuidade às atividades educativas, planejamos uma sequência didática com parlendas, para que os estudantes possam realizar, tanto em interação com vocês como com outros colegas da sua turma via Whatsapp, se for possível.

No final desta sequência as crianças participarão de um jogo, chamado “Adivinha se puder...qual é a parlenda?” Podendo realizar este jogo com vocês e com seus colegas de turma, familiares, via Whatsapp, ou desafiar irmos, pais...enfim o jogo é um momento para interação e diversão, além de uma excelente situação de aprendizagem.

COMO POSSO AJUDAR SE O (A) ESTUDANTE AINDA NÃO LÊ, NEM ESCREVE?

1 – Neste momento não há problema se a escrita não ficar toda correta, se observar que faltam letras, ou mesmo que estejam em excesso. Isto será trabalhado quando voltarem as aulas presenciais.

2 – Ao invés de corrigir, o mais importante é incentivá-los a se arriscarem na escrita, a pensarem sobre o que escreveram.

3 - Você pode oferecer dicas, comparando, por exemplo, partes do que precisam escrever com nomes conhecidos por eles: “Moça começa com o nome da tia Mônica”, Cavalo termina igual começo de Lorena”...

4 -Ajude-os lendo as parlendas várias vezes até que o estudante saiba de cor.

5 – Faça a leitura das comandas e diga qual é a parlenda que está sendo trabalhada.

6 – Converse, troque ideias, descubra o que o estudante já sabe e acima de tudo diverta-se.

ATIVIDADE 1

Leia com o seu filho (a) as parlendas abaixo, depois peça para que ele leia acompanhando com o dedo cada palavra da parlenda.

LEMBRE-SE QUE SEU DEDO DEVE ACOMPANHAR NO ESCRITO EXATAMENTE O QUE ESTÁ SENDO LIDO.



Para saber mais: Você pode acompanhar as parlendas nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XoiUvvdYNfU

https://www.youtube.com/watch?v=sgE-aE4gNXQ


ATIVIDADE 2

Leia as parlendas abaixo com o seu filho (a), quantas vezes for necessário.

AGORA LEIA ACOMPANHANDO COM O DEDINHO, CUIDANDO PARA QUE NÃO SOBRE E NEM FALTE ESCRITO.


ATIVIDADE 3

Escolha uma parlenda da atividade 1 ou 2 e leia para o seu filho (a).

PEÇA PARA QUE ELE ESCREVA NO CADERNO OU EM UMA FOLHA, DO MELHOR JEITO QUE PUDER, A PARLENDA COMPLETA.

Para saber mais: Ouça a parlenda disponível no link e escreva toda ela no seu caderno ou em uma folha, do melhor jeito que puder: https://www.youtube.com/watch?v=3HcpR3TopQ

LEMBRETES

Peça para que o seu filho (a) releia sempre que necessário para ver se escreveu tudo o que a parlenda diz.

No final, peça para que ele faça uma nova leitura acompanhando o texto escrito com o dedo e se necessário, arrume o que não estiver bom.

ATIVIDADE 4

Converse com o seu filho (a) sobre essa parlenda, que ela é uma brincadeira muito conhecida, que você já brincou quando era criança.

Pergunte a ele (a) se já ouviu falar em “corre cutia” “ou lencinho na mão?” Agora Cante com ele (a) uma ou duas vezes.

COMPLETE A PARLENDA COM OS VERSOS QUE FALTAM.

Explique para ele (a) que abaixo do primeiro verso você tem dois versos e analise cada um, escolha o correto e depois copie no caderno ou em folha a parlenda completa.

Verso: é cada linha da parlenda.


CORRE CUTIA

NA CASA DA AMIGA NA CASA DA TIA

( )                                             ( )

CORRE CIPÓ CORRE  BOCÓ

( )                                             ( )

NA CASA DA AVÓ

LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO...

MOÇA DIVERTIDA MOÇA BONITA

( )                                             ( )


ATIVIDADE 5

Combine com o seu filho (a) que irão recitar mais parlendas, que essa é bem engraçada, e talvez ele não conheça.

Leia para ele.

AGORA PEÇA PARA QUE FAÇA A LEITURA SOZINHA.

Lembre a ele que o dia do jogo está chegando, precisa ter de memória todas as parlendas para conseguir marcar pontos.

Leia acompanhando com o dedo.


VACA AMARELA

PULOU NA PANELA.

QUEM FALAR PRIMEIRO

COME TUDO DELA!

TA DE MAL?

COME SAL,

DEIXA UM POUCO PRO NATAL,

PENDURADO NO VARAL.

NA PANELA DO MINGAU!


ATIVIDADE 6

Leia com seu filho (a) as palavras abaixo.

PEÇA PARA QUE ELE ADIVINHE A QUAIS PARLENDAS ELAS PERTENCEM.


PIANO

BOLO

FOGO

ATIVIDADE 7

Lembre ao seu filho (a) que o dia do jogo está chegando e para fazer bonito com a turma de colegas, ou com a família terá que ensaiar.

Para se preparar:

1º - Ditar para ele (a) uma palavra de uma das parlendas das atividades anteriores;

2º - PEDIR PARA QUE ELE (A) DESCUBRA DE QUAL PARLENDA É A PALAVRA DITADA;

3º - AGORA TERÁ QUE RECITAR A PARLENDA, E DEPOIS ESCREVÊ-LA NO CADERNO, MOSTRANDO ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA DITADA.



ATIVIDADE 8

Converse com seu filho(a) que chegou o Grande dia do jogo, “ Adivinha se puder … Qual é a parlenda?


ATIVIDADE 9

Converse com o seu filho (a) que a sequência chegou ao final e ele terá que fazer um registro no caderno ou em uma folha do que mais gostou de fazer na sequência e o que não curtiu muito?

Diga que ele poderá escrever, desenhar, o importante é registrar sua opinião.

O QUE MAIS GOSTEI DA SEQUÊNCIA?

O QUE NÃO CURTIU MUITO?

Pergunte a ele se gostou do desafio, se quer continuar jogando? Então participe do quis! É só acessar os links a seguir:

QUIS COM PARLENDAS: https://pt.quizur.com/trivia/que-parlenda-e-essa-uUn5


Observação:

Pedir para que os alunos leiam as parlendas diariamente, sempre acompanhando com o dedo a leitura e a escrita.

Sempre que possível fazer o registro das leituras através de vídeo e fotos , e enviar para o professor.












          CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR..

        1ª ATIVIDADE:
·         ATIVIDADES RECREATIVAS COM CORDA E SUAS VARIAÇÕES




        2ª ATIVIDADE:
·         JOGOS DE AMARELINHAS E SUAS VARIAÇÕES

AMARELINHA COM NOTAS MUSICAIS


AMARELINHA COM NUMERAIS


 3ª ATIVIDADE

  • BRINCADEIRA CABRA-CEGA.
A BRINCADEIRA CABRA-CEGA É UMA BRINCADEIRA CONHECIDA NO MUNDO TODO.
VAMOS LÁ, UMA PESSOA DO GRUPO É ESCOLHIDA PARA SER A CABRA-CEGA E DEVE TER OS OLHOS VENDADOS. OS DEMAIS GIRAM A PESSOA ESCOLHIDA A FIM DE QUE ELA PERCA A REFERÊNCIA ESPACIAL. DEPOIS, TODOS SE ESPALHAM PELA ÁREA DA BRINCADEIRA ENQUANTO A “CABRA-CEGA” É SOLTA PARA TENTAR CAPTURAR ALGUÉM E ADIVINHAR QUEM É. SE ACERTAR, O CAPTURADO PASSA A SER A “CABRA-CEGA”. SE ERRAR, CONTINUA SENDO O PEGADOR.
DICA: LIMITAR BEM O ESPAÇO DE JOGO, RETIRE OBSTÁCULOS PARA QUE A PESSOA VENDADA NÃO SE MACHUQUE E CONSCIENTIZE TODOS DOS CUIDADOS COM OS OUTROS.
VÍDEO DA BRINCADEIRA: https://www.youtube.com/watch?v=T4tNz7nZz9I





MEU LUGAR NO MUNDO


NOME:
IDADE:
CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU:
COR DOS CABELOS:
COR DOS OLHOS:
NÚMERO DO SEU SAPATO:
BRINQUEDO PREFERIDO:
COR PREFERIDA:




HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS: VAMOS CONVERSAR SOBRE A SUA FAMÍLIA




HARMONIOSO: QUE VIVE FELIZ, EM PAZ.





CADA UM DO SEU JEITO
CADA PESSOA TEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS ÚNICAS, COMO A COR DA PELE, O TIPO DE CABELO, A ALTURA E A COR DOS OLHOS. ALÉM DISSO, TEM UM JEITO DE SER: UMAS GOSTAM DE FALAR, OUTRAS FALAR, OUTROS FALAM BEM POUCO; SÃO MAIS SORRIDENTES, OUTRAS NEM TANTO.
VAMOS APRENDER MAIS SOBRE ISSO? LEIA A LETRA DA CANÇÃO.

DIFERENÇAS
CADA UM TEM UM
ROSTO, CORPO, NOME,
JEITO DE SER.
TODO MUNDO TEM NARIZ!
[...]
TODO MUNDO É DIFERENTE
SENDO IGUAL,
TODO MUNDO É IGUAL
SENDO DIFERENTE.

[...]       CANTEIRO: MÚSICAS PARA BRINCAR, DE MARGARETH DAREZZO.



ATIVIDADE: A LETRA DA CANÇÃO DIZ: “TODO MUNDO É DIFERENTE”. VOCÊ CONCORDA COM ISSO? POR QUÊ?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________.








OLÁ CRIANÇAS!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!!! SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO. PEÇAM AJUDA DE ALGUÉM RESPONSÁVEL POR VOCÊ. DIVIRTA-SE E APRENDA, ATÉ ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.
  • CONTE OS PEIXINHOS:

DESENHE ESTES PEIXINHOS EM SEU CADERNO E COLOQUE O NÚMERO QUE CONTOU. VOCÊ PODE CONSULTAR OS NÚMEROS ABAIXO.



QUAL NÚMERO VEM DEPOIS DO 7? ESCREVA EM SEU CADERNO, DESENHE A RETA, VAMOS LÁ?


VEJA OS NÚMEROS QUE TEM EM SUA CASA:
·         NÚMERO DA CASA;
·         NÚMERO DE SEU SAPATO;
·         OUTROS NÚMEROS QUE VOCÊ ENCONTRAR, DIGA QUE NÚMERO É ESSE. NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR TUDO EM SEU CADERNO.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:






HABILIDADES DAS ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10









ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10