ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
OLÁ
CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA
MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS
ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA
MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
· FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
· PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM
DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
· PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES;
· ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA
SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO
BRINCAR.
LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS
ATIVIDADES!!
CUIDEM -SE!
ATÉ BREVE!!!
1) LEIA O ALFABETO:
RECORTE E COLE O NOME DOS BRINQUEDOS.
PIPA
|
CORDA
|
BONECA
|
BOLA
|
BOLINHA DE GUDE
|
BAMBOLÊ |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
ADIVINHE SE PUDER...QUAL É A PARLENDA?
BATE PAPO COM AS FAMÍLIAS
Olá família! Esperamos que estejam bem, dentro do que é possível neste contexto que estamos vivendo da pandemia pelo Coronavírus.
Para dar continuidade às atividades educativas, planejamos uma sequência didática com parlendas, para que os estudantes possam realizar, tanto em interação com vocês como com outros colegas da sua turma via Whatsapp, se for possível.
No final desta sequência as crianças participarão de um jogo, chamado “Adivinha se puder...qual é a parlenda?” Podendo realizar este jogo com vocês e com seus colegas de turma, familiares, via Whatsapp, ou desafiar irmos, pais...enfim o jogo é um momento para interação e diversão, além de uma excelente situação de aprendizagem.
COMO POSSO AJUDAR SE O (A) ESTUDANTE AINDA NÃO LÊ, NEM ESCREVE?
1 – Neste momento não há problema se a escrita não ficar toda correta, se observar que faltam letras, ou mesmo que estejam em excesso. Isto será trabalhado quando voltarem as aulas presenciais.
2 – Ao invés de corrigir, o mais importante é incentivá-los a se arriscarem na escrita, a pensarem sobre o que escreveram.
3 - Você pode oferecer dicas, comparando, por exemplo, partes do que precisam escrever com nomes conhecidos por eles: “Moça começa com o nome da tia Mônica”, Cavalo termina igual começo de Lorena”...
4 -Ajude-os lendo as parlendas várias vezes até que o estudante saiba de cor.
5 – Faça a leitura das comandas e diga qual é a parlenda que está sendo trabalhada.
6 – Converse, troque ideias, descubra o que o estudante já sabe e acima de tudo diverta-se.
ATIVIDADE 1
Leia com o seu filho (a) as parlendas abaixo, depois peça para que ele leia acompanhando com o dedo cada palavra da parlenda.
LEMBRE-SE QUE SEU DEDO DEVE ACOMPANHAR NO ESCRITO EXATAMENTE O QUE ESTÁ SENDO LIDO.
Para saber mais: Você pode acompanhar as parlendas nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=XoiUvvdYNfU
https://www.youtube.com/watch?v=sgE-aE4gNXQ
ATIVIDADE 2
Leia as parlendas abaixo com o seu filho (a), quantas vezes for necessário.
AGORA LEIA ACOMPANHANDO COM O DEDINHO, CUIDANDO PARA QUE NÃO SOBRE E NEM FALTE ESCRITO.
ATIVIDADE 3
Escolha uma parlenda da atividade 1 ou 2 e leia para o seu filho (a).
PEÇA PARA QUE ELE ESCREVA NO CADERNO OU EM UMA FOLHA, DO MELHOR JEITO QUE PUDER, A PARLENDA COMPLETA.
Para saber mais: Ouça a parlenda disponível no link e escreva toda ela no seu caderno ou em uma folha, do melhor jeito que puder: https://www.youtube.com/watch?v=3HcpR3TopQ
LEMBRETES
Peça para que o seu filho (a) releia sempre que necessário para ver se escreveu tudo o que a parlenda diz.
No final, peça para que ele faça uma nova leitura acompanhando o texto escrito com o dedo e se necessário, arrume o que não estiver bom.
ATIVIDADE 4
Converse com o seu filho (a) sobre essa parlenda, que ela é uma brincadeira muito conhecida, que você já brincou quando era criança.
Pergunte a ele (a) se já ouviu falar em “corre cutia” “ou lencinho na mão?” Agora Cante com ele (a) uma ou duas vezes.
COMPLETE A PARLENDA COM OS VERSOS QUE FALTAM.
Explique para ele (a) que abaixo do primeiro verso você tem dois versos e analise cada um, escolha o correto e depois copie no caderno ou em folha a parlenda completa.
Verso: é cada linha da parlenda.
CORRE CUTIA
NA CASA DA AMIGA NA CASA DA TIA
( ) ( )
CORRE CIPÓ CORRE BOCÓ
( ) ( )
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO...
MOÇA DIVERTIDA MOÇA BONITA
( ) ( )
ATIVIDADE 5
Combine com o seu filho (a) que irão recitar mais parlendas, que essa é bem engraçada, e talvez ele não conheça.
Leia para ele.
AGORA PEÇA PARA QUE FAÇA A LEITURA SOZINHA.
Lembre a ele que o dia do jogo está chegando, precisa ter de memória todas as parlendas para conseguir marcar pontos. |
Leia acompanhando com o dedo.
VACA AMARELA
PULOU NA PANELA.
QUEM FALAR PRIMEIRO
COME TUDO DELA!
TA DE MAL?
COME SAL,
DEIXA UM POUCO PRO NATAL,
PENDURADO NO VARAL.
NA PANELA DO MINGAU!
ATIVIDADE 6
Leia com seu filho (a) as palavras abaixo.
PEÇA PARA QUE ELE ADIVINHE A QUAIS PARLENDAS ELAS PERTENCEM.
PIANO
BOLO
FOGO
ATIVIDADE 7
Lembre ao seu filho (a) que o dia do jogo está chegando e para fazer bonito com a turma de colegas, ou com a família terá que ensaiar.
Para se preparar:
1º - Ditar para ele (a) uma palavra de uma das parlendas das atividades anteriores;
2º - PEDIR PARA QUE ELE (A) DESCUBRA DE QUAL PARLENDA É A PALAVRA DITADA;
3º - AGORA TERÁ QUE RECITAR A PARLENDA, E DEPOIS ESCREVÊ-LA NO CADERNO, MOSTRANDO ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA DITADA.
ATIVIDADE 8
Converse com seu filho(a) que chegou o Grande dia do jogo, “ Adivinha se puder … Qual é a parlenda?
ATIVIDADE 9
Converse com o seu filho (a) que a sequência chegou ao final e ele terá que fazer um registro no caderno ou em uma folha do que mais gostou de fazer na sequência e o que não curtiu muito?
Diga que ele poderá escrever, desenhar, o importante é registrar sua opinião.
O QUE MAIS GOSTEI DA SEQUÊNCIA?
O QUE NÃO CURTIU MUITO?
Pergunte a ele se gostou do desafio, se quer continuar jogando? Então participe do quis! É só acessar os links a seguir:
QUIS COM PARLENDAS: https://pt.quizur.com/trivia/que-parlenda-e-essa-uUn5
Observação:
Pedir para que os alunos leiam as parlendas diariamente, sempre acompanhando com o dedo a leitura e a escrita.
Sempre que possível fazer o registro das leituras através de vídeo e fotos , e enviar para o professor.
- BRINCADEIRA CABRA-CEGA.
MEU LUGAR NO MUNDO
NOME:
|
IDADE:
|
CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU:
|
COR DOS CABELOS:
|
COR DOS OLHOS:
|
NÚMERO DO SEU SAPATO:
|
BRINQUEDO PREFERIDO:
|
COR PREFERIDA:
|
HARMONIOSO: QUE VIVE FELIZ, EM PAZ.
|
- CONTE OS PEIXINHOS:
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA: