ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
· FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
· PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
· PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
· ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO BRINCAR.
LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS ATIVIDADES!!
CUIDEM -SE!
ATÉ BREVE!!!
AS FÁBULAS SÃO TEXTOS NARRATIVOS QUE ALÉM DE CURTOS, SÃO ESCRITOS EM PROSA
OU VERSO. NORMALMENTE, ESSAS HISTÓRIAS SÃO COMPOSTAS POR
ANIMAIS COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS HUMANAS. NO FINAL É APRESENTADA ALGUMA
LIÇÃO DE MORAL.
|
A
RAPOSA E AS UVAS
EM CERTA OCASIÃO, UMA RAPOSA
QUE ESTAVA SEM COMER HÁ DIAS, E POR ISSO, ENCONTRAVA-SE MORTA DE FOME, ANDAVA
POR UM POMAR QUANDO AVISTOU UM BELO CACHO DE UVAS.
AS UVAS NEGRAS ESTAVAM MUITO
VIÇOSAS, E MAIS DO QUE ISSO, ESTAVAM MADURAS E PRONTAS PARA SEREM APRECIADAS.
PERCEBENDO QUE ESTAVA SOZINHA E QUE O CAMINHO ESTAVA LIVRE, APRONTOU-SE PARA
COLHER AQUELES FRUTOS.
MESMO COM TODAS AS
LIMITAÇÕES, NÃO POUPOU ESFORÇOS AO TENTAR PEGÁ-LAS, E POR ISSO, EMPREGOU
TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS E HABILIDADES. AINDA QUE ELAS ESTIVESSEM FORA DE
SEU ALCANCE, NÃO CESSOU AS TENTATIVAS ATÉ QUE TIVESSE EXPERIMENTADO TODAS AS
POSSIBILIDADES. DEPOIS DE TANTAS INVESTIDAS FRACASSADAS, ALÉM DE FAMINTA, AGORA
ELA ESTAVA EXAUSTA E DESAPONTADA. SENDO ASSIM, SUSPIRANDO, DEU DE OMBROS,
FINALMENTE DANDO-SE POR VENCIDA.
DEU MEIA VOLTA E FOI EMBORA.
DESOLADA POR CONTA DAS TENTATIVAS MALSUCEDIDAS, A RAPOSA TENTOU CONSOLAR A SI
MESMA DIZENDO:
“NA VERDADE, OLHANDO COM MAIS
ATENÇÃO, CONSIGO PERCEBER QUE TODAS AS UVAS ESTÃO ESTRAGADAS, E NÃO MADURAS,
COMO ELAS APARENTAVAM QUANDO AS VI PELA PRIMEIRA VEZ. ”
MORAL DA HISTÓRIA:
AO NÃO RECONHECER OU
ACEITAR AS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES, PERDE O INDIVÍDUO
A OPORTUNIDADE DE OURO PARA
CORRIGIR SUAS FALHAS.
DE ACORDO COM A FÁBULA, RESPONDA AS QUESTÕES
ABAIXO, MARCANDO UM X:
1) O QUE A RAPOSA ESTAVA SENTINDO?
( ) FRIO
( ) SEDE
( ) FOME
2) PARA PEGAR AS UVAS, A RAPOSA USOU DA SUA:
( ) INTELIGÊNCIA ( ) TRISTEZA
( ) ESPERTEZA
3) O QUE ACONTECEU COM A RAPOSA QUANDO ELA
PERCEBEU QUE NÃO IA CONSEGUIR PEGAR AS UVAS?
4) O TERMO ”PEGÁ-LAS” QUE ESTÁ GRIFADA NO
TEXTO REFERE-SE:
( )
FOLHAS ( ) UVAS
( ) ÁRVORE
5) DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS AS QUALIDADES
DA UVA?
6) REESCREVA A FRASE ABAIXO SEGMENTANDO
CORRETAMENTE:
DEUMEIAVOLTAEFOIEMBORA.
CONVERSANDO SOBRE OS ANIMAIS
PROBLEMATIZAÇÃO: VOCÊ
SABE A DIFERENÇA ENTRE ANIMAL DOMÉSTICO (ESTIMAÇÃO) E ANIMAL SILVESTRE?
LEIA O TEXTO ABAIXO, PARA SE
INFORMAR. E DEPOIS ASSISTA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:
ANIMAIS
DOMÉSTICOS
OS
ANIMAIS DOMÉSTICOS SÃO AQUELES QUE ESTÃO ACOSTUMADOS A VIVER COM O SER HUMANO.
ESSES ANIMAIS AGEM ASSIM COMO RESULTADO DE UMA SÉRIE DE PROCESSOS PARA
DOMESTICÁ-LOS. ALGUNS AUTORES DEFINEM A DOMESTICAÇÃO COMO A ADAPTAÇÃO DO
COMPORTAMENTO DE UMA ESPÉCIE DE MODO A AJUSTÁ-LA ÀS NECESSIDADES DO SER
HUMANO.DE MANEIRA GERAL, OS ANIMAIS DOMÉSTICOS APRESENTAM ALGUNS ATRIBUTOS,
COMO SOCIABILIDADE, FECUNDIDADE EM CATIVEIRO E MANSIDÃO. ESSAS CARACTERÍSTICAS
PODEM SER OBSERVADAS, POR EXEMPLO, EM GATOS, GALINHAS, CACHORROS E CAVALOS, QUE
SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.
ANIMAIS
SILVESTRES
ANIMAIS
SILVESTRES SÃO AQUELES ANIMAIS QUE NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS COM O CONVÍVIO COM OS
SERES HUMANOS. QUANDO ESSES ANIMAIS SÃO RETIRADOS DO SEU HABITAT NATURAL,
APRESENTAM DIFICULDADE DE SE REPRODUZIR EM CATIVEIRO.ALÉM DISSO, OS ANIMAIS
SILVESTRES PODEM ATÉ MESMO APRESENTAR UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO QUANDO EM
CONTATO COM O HOMEM. COMO EXEMPLO DE ANIMAIS SILVESTRES, PODEMOS CITAR O PAPAGAIO, O
TAMANDUÁ, O SAGUI, O JACARÉ E A ARARA.
NO DIA 04 DE OUTUBRO
COMEMORAMOS O DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS.
E AÍ, GOSTOU?
AGORA VAMOS RESOLVER ALGUMAS ATIVIDADES
CLASSIFIQUE AS FIGURAS DOS
ANIMAIS ABAIXO EM DOMÉSTICOS OU SILVESTRES
ANIMAIS DOMÉSTICOS
|
ANIMAIS SILVESTRES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1) MARQUE AS RESPOSTAS CORRETAS.
A) OS ANIMAIS DOMÉSTICOS SÃO AQUELES QUE:
|
VIVEM SOZINHOS NA NATUREZA
|
|
VIVEM JUNTOS COM OS SERES
HUMANOS
|
|
VIVEM DISTANTE DAS PESSOAS
|
B) É UM DOS LUGARES ONDE PODEM VIVER OS ANIMAIS
DOMÉSTICOS:
|
ZOOLÓGICO
|
|
FAZENDAS
|
|
FLORESTAS
|
C) OS ANIMAIS SILVESTRES:
|
SÃO AQUELES QUE VIVEM NO
SEU HABITAT NATURAL
|
|
SÃO AQUELES QUE VIVEM
JUNTOS COM AS PESSOAS
|
|
SÃO OS GATOS E CACHORROS
|
D) É UM DOS LUGARES ONDE VIVEM OS ANIMAIS
SILVESTRES:
2) FAÇA A REPRESENTAÇÃO DO SEU ANIMAL DE
ESTIMAÇÃO OU REPRESENTE UM ANIMAL DOMÉSTICO QUE CONHEÇA:
3) LISTE ALGUNS DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER
COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PARA QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ, SAUDÁVEL E
DURADORA.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
DICA: O VETERINÁRIO É O PROFISSIONAL
QUE CUIDA DA SAÚDE DOS ANIMAIS.
|
O LUGAR ONDE MORO
MORADIAS:
ATIVIDADES
1)
ATUALMENTE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE MORADIA. MAS SERÁ QUE SEMPRE FOI ASSIM?
EM SUA OPINIÃO COMO ERAM AS MORADIAS NO PASSADO? QUE TIPOS DE CONSTRUÇÃO
EXISTIAM?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
A)
QUAIS MORADIAS DA PÁGINA ANTERIOR SÃO PARECIDAS COM AS QUE EXISTEM NO LUGAR ONDE
VOCÊ VIVE?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
B) AGORA FAÇA UM DESENHO QUE PAREÇA COM SEU BAIRRO.




ATIVIDADE – DESENHO DE OBSERVAÇÃO
VAMOS AGORA FAZER UM DESENHO DE OBSERVAÇÃO, QUE É UM DESENHO QUE FAZEMOS REPRESENTANDO UM OBJETO QUE VEMOS. NESSE MOMENTO, VAMOS DESENHAR ALGO, OBSERVANDO ONDE FICA MAIS CLARO E MAIS ESCURO. ISSO DEPENDE DA ILUMINAÇÃO DE ONDE VOCÊ ESTIVER. COLOQUE ENTÃO UM OBJETO (PODE SER UMA GARRAFA, UM VASO, UM COPO, OU OUTRA COISA QUE VOCÊ TENHA NA SUA CASA) EM CIMA DE UMA SUPERFÍCIE E DESENHE ESSE OBJETO, OBSERVANDO E COLOCANDO EM SEU DESENHO OS ITENS A SEGUIR:
• TODOS OS DETALHES DESSE OBJETO, MAS TODOS MESMO;
• ONDE FICA MAIS CLARO?
• ONDE FICA MAIS ESCURO?
REPRESENTE ISSO NO DESENHO;
• O OBJETO ESTÁ SOBRE QUAL SUPERFÍCIE?
ESTÁ NO CHÃO? REPRESENTE ISSO TAMBÉM;
• O QUE TEMOS NO FUNDO?
VAMOS CONHECER MOZART?
WOLFGANG AMADEUS MOZART, (1756-1791) FOI UM MÚSICO E COMPOSITOR AUSTRÍACO, CONSIDERADO UM DOS MAIORES NOMES DA MÚSICA ERUDITA E UM DOS COMPOSITORES MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DA MÚSICA CLÁSSICA.
WOLFGANG AMADEUS MOZART NASCEU EM SALZBURG, NA ÁUSTRIA, NO DIA 27 DE JANEIRO DE 1756. FILHO DE LEOPOLD MOZART, MÚSICO DA CORTE, E DE ANNA MARIA PERTL, FILHA DO ADMINISTRADOR DO CASTELO DE SAINT GILGEN, DESDE PEQUENO JÁ DEMONSTRAVA GENIALIDADE PARA A MÚSICA.
AOS CINCO ANOS DE IDADE JÁ COMPUNHA E TOCAVA MINUETOS. O PAI CONCLUIU QUE ESSE PRODÍGIO DEVIA SER MOSTRADO E DIVISOU AÍ TAMBÉM UMA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO, VISTO QUE VIVIA EM DIFICULDADES COM O PEQUENO SALÁRIO QUE RECEBIA PELO TRABALHO NA IGREJA DO ARCEBISPO SCHRATTENBACH.
AINDA CRIANÇA, AMADEUS PASSA A COMPOR. AOS NOVE ANOS JÁ ERA AUTOR DE SINFONIAS E, AOS QUINZE, JÁ HAVIA COMPILADO MAIS DE UMA CENTENA DE OBRAS SUBSTANCIAIS. EM 1771, FIXA-SE EM SALZBURGO PARA TRABALHAR COM O PAI NA CORTE DO ARCEBISPO LOCAL, MAS CONTINUA A VIAJAR E A ACEITAR PEDIDOS DE COMPOSIÇÕES VINDOS DO EXTERIOR.
MAS AMADEUS QUER UMA VIDA INDEPENDENTE E PASSA A VIVER COMO PROFESSOR, PIANISTA E CONCERTISTA, MUDANDO-SE PARA VIENA, EM 1781. DEDICA-SE COM AFINCO À OPERA E CRIA OBRAS QUE SÃO HOJE CONSIDERADAS AS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS, ENTRE ELAS, "IDOMENEO" (1781), "O RAPTO NO SERRALHO" (1782), "AS BODAS DE FÍGARO" (1786), "DON GIOVANNI" (1787), "COSI FAN TUTTE" (1790), "A CLEMÊNCIA DE TITO" (1791) E "A FLAUTA MÁGICA", TAMBÉM DE 1791, A SUA OBRA MAIS CONHECIDA, FEITA A PARTIR DE UMA HISTÓRIA ORIENTAL DE CONTOS DE FADAS. ALÉM DESTAS, MOZART COMPÔS AINDA 27 CONCERTOS PARA PIANO DE 26 QUARTETOS PARA CORDAS.
SEUS CONCERTOS PARA PIANO FORAM ESCRITOS, EM SUA GRANDE MAIORIA, PARA SEREM UTILIZADOS EM SUAS APRESENTAÇÕES. MOZART COMPÔS O PRIMEIRO CONCERTO AOS 11 ANOS DE IDADE E O ÚTLIMO EM 1791, ANO DE SUA MORTE.
MOZART, UM DOS MAIORES GÊNIOS DA MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS, MORREU A 5 DE DEZEMBRO DE 1791.
PRINCIPAIS OBRAS DE MOZART:
· SONATA EM LÁ MAIOR K331 (1778)
· MISSA DA COROAÇÃO K.317 (1779)
· IDOMENEO (ÓPERA, 1781)
· AS BODAS DE FÍGARO (ÓPERA, 1786)
· DOM GIOVANNI (ÓPERA, 1787)
· SINFONIA N.40 (1788)
· A FLAUTA MÁGICA (ÓPERA, 1791)
· RÉQUIEM (1791)
FONTE:
(ACESSO EM 26/03/2020)
ATIVIDADE – TEXTURA
TEXTURA É A SENSAÇÃO QUE NOSSO TATO TEM DAS SUPERFÍCIES QUANDO PASSAMOS NOSSA MÃO. PODEMOS CRIAR DIVERSAS TEXTURAS COM OS OBJETOS QUE TEMOS. NESSA ATIVIDADE, VAMOS CRIAR TEXTURAS DIFERENTES COM O GUACHE NO SULFITE, MAS USANDO A ESPONJA DE COZINHA. CORTE UMA ESPONJA EM QUATRO PARTES IGUAIS E COM APENAS UMA VOCÊ VAI FAZER UMA CRIAÇÃO LIVRE NESSE ESPAÇO ABAIXO, USANDO TANTO A PARTE AMARELA COMO A VERDE. DEIXE SECAR E DEPOIS VERIFIQUE COMO ELA ESTÁ. VOCÊ PODE USAR A COR QUE QUISER E DA FORMA QUE QUISER.
CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS DO BRASIL,
MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA.
1ª
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
JOGOS DE BOLINHAS DE GUDE
2ª SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
BRINCADEIRA TERRA – MAR:
Adaptação
de uma brincadeira popular de Moçambique.
Traça-se uma reta no chão. Um Lado é “TERRA” e
o outro é “MAR”. No início, todos devem ficar no lado da terra em fila indiana.
Será
escolhida uma pessoa para ficar no comando, se grita mar, todos pulam para o
lado do mar, se for terra ficam no lugar.
VARIAÇÃO:
Depois que todos tiverem dominado os dois comandos, podemos introduzir mais um,
o “AR”, Ao ouvirem “AR”, devem dar um pulo sem e permanecerem no lodo que
estão.
Obs: A brincadeira
não tem por objetivo eliminar quem erra, mas sim, trabalhar a atenção.
VÍDEO DA BRINCADEIRA: https://www.youtube.com/watch?v=E6iKuIYaBaU
3ª SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
SALTANDO
O FEIJÃO
ADAPTAÇÃO
DE UMA BRINCADEIRA POPULAR DA NIGÉRIA.
· FAZER UM CÍRCULO, UM JOGADOR FICARA NO CENTRO
DO CÍRCULO COM A CORDA;
· MOVIMENTAR A CORDA GIRANDO-A, OS DEMAIS DEVERÃO
SALTAR A CORDA, AQUELE
QUE FOR TOCADO DEVERÁ SENTAR E AGUARDAR A PRÓXIMA
RODADA.

OLÁ CRIANÇAS!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!!! SEGUEM ALGUMAS
ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO. PEÇAM AJUDA DE ALGUÉM RESPONSÁVEL
POR VOCÊ. DIVIRTA-SE E APRENDA, ATÉ ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.
1) QUAL NÚMERO FALTA
NA SEQUÊNCIA? ESCREVA EM SEU CADERNO, DESENHE A RETA, VAMOS LÁ?
2) COLOQUE ESSES NÚMEROS EM
ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR). REGISTRE EM SEU CADERNO.

3) VEJA
OS NÚMEROS QUE TEM EM SUA CASA:
- NÚMERO DA CASA;
- NÚMERO DE SEU SAPATO;
·
OUTROS NÚMEROS QUE VOCÊ ENCONTRAR, DIGA QUE
NÚMERO É ESSE, PARA QUE ELE SERVE?
·
NÃO ESQUEÇA DE REGISTRAR TUDO EM SEU CADERNO.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 3º ANO – ALIMENTAÇÃO
Olá
Família!!!
É
hora de por a mão na massa!!!!
Nós
precisaremos de vocês para realizar algumas atividades, espero que
nos ajudem a transformar esse momento de aprendizagem em uma grande
DIVERSÃO.
Vamos
conversar sobre alimentação?
Faça
as seguintes perguntas a sua criança
1
- De onde vêm os alimentos consumidos diariamente na sua casa?
2
- Todos os animais comem os mesmos tipos de alimentos?
3
- Os gatos, os passarinhos, os cachorros, as galinhas comem as
mesmas coisas?
4
- Onde
são produzidos os alimentos?
5
- O que é necessário para ter os alimentos da nossa alimentação e
dos animais?
As
repostas para essas perguntas vocês encontrarão nas atividades a
seguir
Auxilie
seu filho na leitura caso ele não consiga ler sozinho.
Leia
o texto abaixo:
Família,
você poderá pedir a sua criança, que faça atividade no caderno ou
imprima se tiver impressora.
Depois
faça uma brincadeira, tentem descobrir sem olhar no livro o que os
animais comem?
Faça
uma lista de quatro animais e escreva o que ele come para
sobreviver?
Agora
que já vocês descobriram que os animais apresentam hábitos
alimentares diferentes, vamos descobrir de onde vêm os alimentos?
Onde
nós moramos?
De
onde vem os alimentos que comemos?
Leia
o texto e responda as questões?
C
Caso
não tenha foto, faça um desenho da nossa cidade.
Descubra
de onde vem os alimentos que estão na sua casa? Faça uma lista de 4
alimentos que você tenha.
E
aí? Descobriram de onde vêm os alimentos, agora, convide seu filho
para te ajudar a fazer lista de compras desta semana.
Vocês
poderão utilizar os panfletos para escolher os produtos e o seu
custo. Diga a sua criança quanto podem gastar.
Faça
a lista de compras com a sua criança
Observe
as nossas moedas e a nossas cédulas:
Agora
que sua criança já sabe:
O
que os animais comem?
De
onde vêm os alimentos?
Organizar
uma lista de compras.
Peça
para sua Criança que resolva as seguintes:
Ufa!
Acho que sua criança ficou com fome...
Que
tal falarmos de receita?
Vocês
tem uma receita preferida, peça a sua criança que a escreva em seu
caderno...
Convide
a sua criança para fazer uma receitinha.
E
depois tire uma selfie da receita que fizeram juntos e envie para a
Professora...
E
aí, gostaram e se divertiram?
Até
a próxima...
HABILIDADES DAS ATIVIDADES
SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10
Link: https://drive.google.com/file/d/19gfW4Aruda8txnKymOpGPZ7CUR0b3TL1/view?usp=sharing
ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10
Link: https://drive.google.com/file/d/1U-UcsKaaL9R1WiYCenfaS0ytB7o9xhN8/view?usp=sharing
