TEXTO INFORMATIVO É UMA PRODUÇÃO TEXTUAL COM INFORMAÇÃO
SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER UMA PESSOA OU
CONJUNTO DE PESSOAS SOBRE ESSA MATÉRIA. NORMALMENTE EM PROSA, O TEXTO
INFORMATIVO ELUCIDA E ESCLARECE O LEITOR SOBRE O TEMA EM QUESTÃO.
|
NESTE EXEMPLO, A PLANTA É ALIMENTO PARA O GAFANHOTO; O GAFANHOTO É ALIMENTO PARA O SAPO; O SAPO É ALIMENTO PARA A COBRA; A COBRA É ALIMENTO PARA O GAVIÃO; O GAVIÃO E TODOS ELES (A PLANTA, O GAFANHOTO, O SAPO E O JACARÉ), DEPOIS DE MORTOS (E SEUS EXCREMENTOS, NO CASO DOS ANIMAIS), SERVEM DE ALIMENTO PARA FUNGOS E CERTAS BACTÉRIAS:
HERBÍVOROS
|
CARNÍVOROS
|
ONÍVOROS
|
LEMBREM-SE:
ANIMAIS HERBÍVOROS -
ALIMENTAM- SE EXCLUSIVAMENTE DE PLANTAS/VEGETAIS;
ANIMAIS CARNÍVOROS
-ALIMENTAM- SE EXCLUSIVAMENTE DE CARNE;
ANIMAIS ONÍVOROS –
ALIMENTAM-SE DE PLANTAS/VEGETAIS E PARTES DE CARNE.
|
https://www.youtube.com/watch?v=VXNlrAxQn3s
REGRA:
|
Sequência Didática – ARTE
ATIVIDADE 01 - DEFINIÇÕES
O QUE É PONTO, LINHA E PLANO NA VISÃO DE ARTE
O ponto é a unidade básica de representação visual. É onde tudo começa. É a partir do ponto que surgem todas as outras formas. Usamos muito essa concepção em matemática, porém o ponto é algo preponderante em arte, onde define-se espaço, preenchimento e marcações diversas. Podemos usar o ponto até como forma de preenchimento de desenhos e pinturas, onde foi usado muito por Van Gogh (1853-1890), Henri Matisse (1869-1954) e Pablo Picasso (1881-1973).
Segue um exemplo de obra que tem o ponto como base para a criação:
Crianças de Açúcar é uma série de retratos que Vik Muniz fez de crianças que trabalhavam em plantações de cana no Caribe. As fotografias foram "modeladas" com açúcar, mostrando o paradoxo da doçura do açúcar com o amargor de suas vidas. As obras foram feitas com vários tipos de açúcar, e depois de fotografada, o açúcar foi colocado em potes rotulados com as fotografias originais e expostos em diversos museus pelo mundo.
A partir de um ponto podemos traçar uma linha. A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno. Isso quer dizer que as linhas direcionam o nosso olhar diante da imagem. Ao compor obras artísticas, as linhas são comumente usadas para definir limites.
Uma linha reta vertical transmite dignidade, firmeza, força, ascensão, espiritualidade, superioridade. Se fosse horizontal poderia transmitir paz, quietude, calma, repouso.
Plano ou forma podemos considerar o espaço onde as criações em duas dimensões (largura e comprimento) acontecem. Ao elaborar uma obra, a preocupação com a forma dos objetos representados na obra está diretamente relacionada com sua estética. A forma piramidal, por exemplo, está associada ao triângulo que, por sua vez, pela sua simetria (ambos os lados iguais) e por sua base maior que o topo, muitas vezes é associado à perfeição. Além disso, define-se também como plano ou forma uma sequência de retas paralelas e uma bem ao lado da outra, como mostra a figura:
O plano está intimamente ligado a arquitetura e a conceitos dentro de matemática, quando se fala sobre geometria. A arte traz esses conceitos como perspectivas de visão e de produções artísticas.
O Museu Nacional, inaugurado em 2006, com suas formas curvas, fluidas, parece uma nave branca pousada na Esplanada nos Ministérios, não é mesmo?
ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS
O aluno deverá ler o texto acima, olhando as ilustrações. Se puder, acompanhe essa leitura ou oriente que alguém da casa possa acompanhar a leitura do aluno. Veja se o aluno tem alguma dúvida com relação ao que foi lido. As informações apresentadas são importantes para a realização das próximas atividades.
ATIVIDADE 02 – PRODUZINDO
No seu caderno de Arte, faça uma produção artística usando os elementos aprendidos aqui: ponto, linha e plano. Use a criatividade da melhor forma, com as cores que desejar. Pegue então seu caderno, e faça os elementos que você aprendeu, podendo fazer um desenho livre que tenha ponto, linha e plano, ou mesmo fazendo uma paisagem.
ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS
Para a realização da atividade, o aluno precisará do caderno de Artes, lápis de cor, lápis de escrever e régua. Deixe fácil o material que se tem em casa para realizar a produção artística. No caderno, o aluno poderá explorar o espaço de uma folha da forma como desejar. Faça perguntas como: “você está desenhando alguma paisagem?”, “você gosta de desenhar?”, “achou fácil a atividade?”, “o que eu posso te ajudar?”, entre outras coisas. Um detalhe importante: coloque a data de realização da atividade de lápis de escrever.
ATIVIDADE
03 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS
OS CONCEITOS DE PONTO, LINHA E
PLANO NA NOSSA CASA
Agora que você entendeu os conceitos na aula anterior, agora vamos pensar na casa onde você mora. Vamos nos dirigir nos locais que sua casa tem e vamos pensar um pouco.
Nos espaços que temos em casa, podemos localizar os três conceitos que aprendemos anteriormente. Cada local, cada pequeno espaço, com certeza pode te revelar que existe arte dentro de sua casa.
Agora, com a ajuda de seus responsáveis, responda as perguntas a seguir em seu caderno de Arte, pensando em como é sua casa. Observe bem cada detalhe com a ajuda dos adultos que moram com você. Essas perguntas devem ser respondidas pensando em cada cômodo/espaço que sua casa tem.
1) Onde você consegue enxergar pontos em sua casa? Descreva;
2) Onde você consegue enxergar linhas em sua casa? Descreva;
3) Onde você consegue enxergar formas em sua casa? Descreva;
Neste momento, oriente o aluno como localizar os elementos acima em cada espaço da casa. Esse exercício tem por finalidade aplicar as explicações dadas na atividade na casa de vocês. É possível que a criança por horas esqueça a explicação, então é importante que sempre você pergunte “o que é ponto mesmo?”, “o que você lembra do que é linha mesmo?”, dentre outras perguntas que farão o aluno relembrar o que é e o ajudarão na realização da atividade.
ATIVIDADE
04 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS EM OBRAS DE ARTE
TÉCNICAS DE
PINTURA - PONTILHISMO
Pontilhismo é uma técnica de desenho e pintura, onde o artista utiliza pequenas manchas e pontos para formar as imagens.
A técnica do pontilhismo surgiu no âmbito do Impressionismo - um movimento artístico que atingiu o seu auge no final do século XIX - desenvolvida pelos pintores franceses Georges Seurat (1859 – 1891) e Paul Signac (1863 – 1935). Alguns estudiosos da história da arte consideram o pontilhismo uma reação ao Impressionismo, classificando-se como um movimento Pós-impressionista.
A técnica consiste basicamente em fazer uma obra de arte, onde a base dela são pequenos pontos, tanto para fazer os contornos, como para preencher os espaços necessários.
O pontilhismo é uma técnica que exige do artista muita precisão nas cores, nos efeitos de luz e sombra e no tom das cores usadas para dar os efeitos que se deseja.
ATIVIDADE 05 - PRODUZINDO
1) Vamos aplicar a técnica em um desenho? Para isso você vai precisar do seu caderno de Arte, lápis de cor, canetinha e régua. Reproduza com o lápis de escrever no seu caderno de Arte o desenho a seguir, faça o contorno com canetinha preta ou lápis de cor preto, depois pinte usando a técnica do pontilhismo, fazendo “pingos” próximos até preencher todo o espaço vazio. Não esqueça de fazer margem de 1 centímetro. Você pode usar o que tem em casa: lápis de cor, canetinhas, tinta guache (pintando com um cotonete), por exemplo. Você pode usar as cores que quiser, preenchendo apenas com pontos. Vamos lá?
2) Agora, você será o artista! Você irá fazer um desenho usando linhas e preencha com a técnica do pontilhismo. Os materiais são os mesmos da atividade anterior. Você pode criar paisagens, representar pessoas, fazer seu autorretrato… enfim, o que sua imaginação quiser! Lembre-se de usar seu caderno de Arte para fazer sua criação. Bom trabalho!
ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS
Essas atividades têm por finalidade aplicar o que foi aprendido com as técnicas de pintura; essas atividades o aluno fará em seu caderno de Arte. Recomenda-se o uso da margem nessas atividades (caso saibam fazer. Se não, a atividade transcorre normalmente, sem margem mesmo). Deixe que o aluno realize a atividade no tempo dele. Se ele sentir dificuldade em preencher os desenhos, ou mesmo ele tenha menos paciência para executar, oriente que ele faça aos poucos a atividade, no ritmo dele. Para fazer os pontos, ele pode usar a canetinha fazendo “pinguinhos”, ou com o lápis de cor, fazendo pontinhos com a ponta fina.
ATIVIDADE
06 – APLICAÇÃO DO CONCEITO
TÉCNICAS DE PINTURA –
TRACEJADO / HACHURA
Da mesma forma que o pontilhismo, o tracejado é o ato de compor em arte com traços, ou seja, com linhas que não se fecham. O termo técnico para esse tipo de técnica é hachura.
Muitos profissionais usam as hachuras para realizar seus desenhos. Através de técnicas avançadas, dá-se o efeito de luz e sombra, “degradês” (que é o efeito de clareamento ou escurecimento das cores, aos poucos, ao longo do desenho) e também dá efeito de volume.
A seguir, vamos ver alguns exemplos de hachuras para desenho:
ATIVIDADE 07 – PRODUZINDO
1) Da mesma forma que a atividade do pontilhismo, você vai agora preencher o desenho a seguir com as hachuras, escolhendo a cor que desejar. Reproduza com o lápis de escrever no seu caderno de Arte o desenho a seguir, faça o contorno com canetinha preta ou lápis de cor preto, depois pinte usando a técnica da hachura. Se precisar, você pode utilizar a régua. Faça o preenchimento do desenho a seguir usando tracejados, colocando linhas uma ao lado da outra, da melhor forma.
2) Agora, você será o artista! Você irá fazer um desenho usando linhas e preencher com a técnica do tracejado. Você pode criar paisagens, representar pessoas, enfim, o que sua imaginação quiser! Use o espaço abaixo para fazer sua criação. Bom trabalho!
ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS
Essas atividades têm por finalidade aplicar o que foi aprendido com as técnicas de pintura; essas atividades o aluno fará em seu caderno de Arte. Recomenda-se o uso da margem nessas atividades (caso saibam fazer. Se não, a atividade transcorre normalmente, sem margem mesmo). Deixe que o aluno realize a atividade no tempo dele. Se ele sentir dificuldade em preencher os desenhos, ou mesmo ele tenha menos paciência para executar, oriente que ele faça aos poucos a atividade. Para fazer os traços, ele pode usar a canetinha, o lápis de cor ou giz de cera junto com a régua (ou algo reto que ele tenha em casa, como por exemplo um pedaço de madeira, uma colher, ou mesmo um outro lápis) fazendo linhas, uma bem perto da outra. Caso aconteça do aluno errar o traçado, não tem problema.
Fonte de pesquisa: http://www.falandodeartes.com.br/2016/03/os-elementos-visuais-ponto-linha-forma.html (Acesso em 16/05/2020)
HABILIDADES DAS ATIVIDADES
SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10
Link: https://drive.google.com/file/d/1s6xyWKUQy8iFotQ0FEF7rCi0k_smFr-F/view?usp=sharing
ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10
Link: https://drive.google.com/file/d/11VbDYjd_NxaKMvAEcT0kwtf2Pv9Pl1vv/view?usp=sharing