4º ANO







ORIENTAÇÕES PARA AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM?
PARA MANTERMOS VOCÊS EM CRESCIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUGERIMOS ALGUMAS ATIVIDADES DURANTE ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO, VOCÊS DEVEM:
·    FAZER OU COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO;
·  PEDIR AJUDA PARA UM ADULTO QUANDO TIVEREM DÚVIDAS OU NECESSITAREM DE AUXÍLIO PARA A LEITURA E ESCRITA;
·     PROCURAR UM LUGAR CALMO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;
·    ELABORAR, JUNTO COM O ADULTO, UMA ROTINA SEMANAL DE ATIVIDADES POIS ASSIM TERÃO TEMPO DE LER, ESTUDAR E ATÉ MESMO BRINCAR.

LEMBREM -SE QUE SUA PROFESSORA VERÁ AS ATIVIDADES!!

 CUIDEM -SE!
  ATÉ BREVE!!!



TEXTO INFORMATIVO É UMA PRODUÇÃO TEXTUAL COM INFORMAÇÃO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ESCLARECER UMA PESSOA OU CONJUNTO DE PESSOAS SOBRE ESSA MATÉRIA. NORMALMENTE EM PROSA, O TEXTO INFORMATIVO ELUCIDA E ESCLARECE O LEITOR SOBRE O TEMA EM QUESTÃO.




LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO



 AEDES AEGYPTI, CONHECIDO POPULARMENTE COMO MOSQUITO-DA-DENGUE, É RESPONSÁVEL TAMBÉM PELA TRANSMISSÃO DA FEBRE AMARELA E DA FEBRE CHIKUNGUNYA.
AEDES AEGYPTI É UM MOSQUITO DE ORIGEM AFRICANA QUE TEVE SUA PRIMEIRA DESCRIÇÃO REALIZADA NO EGITO (DAÍ A ORIGEM DE SEU NOME). ELE PROVAVELMENTE CHEGOU AOS OUTROS CONTINENTES GRAÇAS ÀS EMBARCAÇÕES SAÍDAS DA ÁFRICA TRANSPORTANDO NEGROS, OS CHAMADOS NAVIOS NEGREIROS. COM AMPLA DISTRIBUIÇÃO PELO GLOBO, O MOSQUITO DA DENGUE É ADAPTADO AO AMBIENTE URBANO, ONDE ENCONTRA VÁRIOS RESERVATÓRIOS IDEAIS PARA SUA FASE LARVAL. NO BRASIL, O AEDES AEGYPTI FOI IDENTIFICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM 1898 E ATUALMENTE É ENCONTRADO EM TODOS OS ESTADOS.
SUA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL É A PRESENÇA DE LISTRAS E MANCHAS BRANCAS EM SEU CORPO DE COLORAÇÃO PRETA. NO QUE DIZ RESPEITO AOS SEUS HÁBITOS, O MOSQUITO DESTACA-SE PRINCIPALMENTE POR POSSUIR HÁBITOS DIURNOS E SER ENCONTRADO EM CANTOS ESCUROS DAS CASAS, COMO EMBAIXO DE CAMAS E ESCONDIDO ATRÁS DE ARMÁRIOS.
CONHECIDO POPULARMENTE COMO MOSQUITO-DA-DENGUE EM VIRTUDE DA CAPACIDADE DE TRANSMITIR OS QUATRO SOROTIPOS DA DOENÇA, O AEDES AEGYPTI TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FEBRE AMARELA, DA FEBRE CHIKUNGUNYA E DA ZIKA. O MOSQUITO TRANSMITE DOENÇAS AO HOMEM QUANDO A FÊMEA CONTAMINADA PICA UM INDIVÍDUO, FATO QUE OCORRE NORMALMENTE AO AMANHECER E AO ENTARDECER.
APENAS AS FÊMEAS DO AEDES AEGYPTI SÃO CAPAZES DE TRANSMITIR DOENÇAS, UMA VEZ QUE SOMENTE ELA SE ALIMENTA DE SANGUE, SENDO ESSE TIPO DE ALIMENTAÇÃO FUNDAMENTAL PARA QUE OCORRA O AMADURECIMENTO DO FOLÍCULO OVARIANO. É IMPORTANTE FRISAR QUE O MACHO NÃO PICA, ALIMENTANDO-SE APENAS DE NÉCTAR.
MOSQUITO-DA-DENGUE APRESENTA CICLO DEPENDENTE DA ÁGUA, QUE, SEGUNDO PESQUISAS, PODE SER LIMPA OU ATÉ MESMO COM ALTOS GRAUS DE POLUIÇÃO. INICIALMENTE OS OVOS SÃO COLOCADOS PELA FÊMEA EM LOCAIS PRÓXIMOS À ÁGUA, COMO NA PAREDE DE ALGUNS RECIPIENTES. ALI ESSES OVOS PODEM FICAR POR ATÉ DOIS ANOS E AINDA PERMANECEREM VIÁVEIS. ELES ECLODEM QUANDO OS NÍVEIS DE ÁGUA AUMENTAM E ELES ESTÃO CONTATO COM ELA, INICIANDO ASSIM SUA FASE LARVAL. DEPOIS DE LARVA, O AEDES AEGYPTI TORNA-SE PUPA E, POR FIM, ADULTO.
O CICLO DE VIDA DESSE INSETO ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADO COM A TEMPERATURA E OS REGIMES DE CHUVA DE UMA DETERMINADA REGIÃO. EM LOCAIS EM QUE AS ESTAÇÕES SECAS E CHUVOSAS SÃO BEM DEFINIDAS, É COMUM QUE A DENGUE TENHA SEUS PICOS DE TRANSMISSÃO, QUE ACONTECEM NORMALMENTE NO VERÃO.
ATÉ O MOMENTO NÃO EXISTEM VACINAS QUE FORNEÇAM PROTEÇÃO CONTRA A DENGUE. SENDO ASSIM, A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO É A LUTA CONTRA O MOSQUITO. PARA ISSO, A ELIMINAÇÃO DOS CRIADOUROS E A UTILIZAÇÃO DE LARVICIDAS E INSETICIDAS FAZEM-SE NECESSÁRIAS.
RECENTEMENTE UMA NOVA TÉCNICA FOI CRIADA PARA DIMINUIR A POPULAÇÃO DO MOSQUITO, QUE É A FABRICAÇÃO DE MOSQUITOS TRANSGÊNICOS.




1) QUAL ASSUNTO ABORDADO NO TEXTO?

____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

2) QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO CORPO DO MOSQUITO?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

3) ESCREVA 2 CARACTERÍSTICAS DOS HÁBITOS DO AEDES AEGYPTI.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

4) QUAIS AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

5) A TRANSMISSÃO DA DOENÇA PELO AEDES AEGYPTI É FEITA PELO:
    (    ) MOSQUITO MACHO
    (    ) MOSQUITO FÊMEA
    (    ) MOSQUIRO MACHO E FÊMEA

6) “SUA CARACTERISTICA PRINCIPAL” NO TEXTO, REFERE-SE:
   (    ) A DOENÇA
   (    ) AO MOSQUITO
   (    ) FEBRE AMARELA


7) OBSERVE A TIRINHA:


AS FUMACINHAS NA TIRINHA, QUER DIZER QUE A MÔNICA ESTÁ:
(    ) PENSANDO NO MOSQUITO DA DENGUE.
(    ) CORRENDO ATRÁS  DO MOSQUITO DA DENGUE.

(    ) CONVERSANDO COM O MOSQUITO DA DENGUE.





VAMOS CONVERSAR SOBRE CADEIA ALIMENTAR





PROBLEMATIZAÇÃO: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA CADEIA ALIMENTAR?
TE CONVIDO A CONHECER. VAMOS LÁ?
LEIA O TEXTO E DEPOIS ASSISTA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:

AS CADEIAS ALIMENTARES
            OS SERES VIVOS PRECISAM SE ALIMENTAR. OS ALIMENTOS FORNECEM A ENERGIA NECESSÁRIA PARA QUE O ORGANISMO REALIZE TODAS AS SUAS ATIVIDADES, ALÉM DE ELEMENTOS PARA O SEU CRESCIMENTO.
PARA OBTER O ALIMENTO DE QUE PRECISAM, OS SERES VIVOS SE RELACIONAM UNS COM OS OUTROS E COM O AMBIENTE ONDEM VIVEM.
            AS RELAÇÕES DE ALIMENTAÇÃO ENTRE SERES VIVOS, EM QUE SERVE DE ALIMENTO PARA O OUTRO, FORMAM AS CHAMADAS CADEIAS ALIMENTARES. PARA REPRESENTAR ESSAS RELAÇÕES, COSTUMA-SE UTILIZAR SETAS, QUE SIGNIFICAM “É ALIMENTO PARA”.





NESTE EXEMPLO, A PLANTA É ALIMENTO PARA O GAFANHOTO; O GAFANHOTO É ALIMENTO PARA O SAPO; O SAPO É ALIMENTO PARA A COBRA; A COBRA É ALIMENTO PARA O GAVIÃO; O GAVIÃO E TODOS ELES (A PLANTA, O GAFANHOTO, O SAPO E O JACARÉ), DEPOIS DE MORTOS (E SEUS EXCREMENTOS, NO CASO DOS ANIMAIS), SERVEM DE ALIMENTO PARA FUNGOS E CERTAS BACTÉRIAS:


NAS CADEIAS ALIMENTARES, OS SERES VIVOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM PRODUTORES, CONSUMIDORES OU DECOMPOSITORES, DEPENDENDO DO PAPEL QUE DESEMPENHAM.
OS VEGETAIS DE DEMAIS SERES VIVOS QUE FAZEM FOTOSSÍNTESE SÃO CHAMADOS PRODUTORES, POIS ELES PRODUZEM O PRÓPRIO ALIMENTO. AS CADEIAS ALIMENTARES COMEÇAM SEMPRE COM OS SERES PRODUTORES.
OS ANIMAIS SÃO CONSUMIDORES, UMA VEZ QUE OBTÊM ALIMENTO AO CONSUMIR OUTROS ORGANISMOS.
OS DECOMPOSITORES REPRESENTAM UM TIPO ESPECIAL DE CONSUMIDOR, POIS ELES SE ALIMENTAM DE MATÉRIA ORGÂNICA, ATUANDO NA SUA DECOMPOSIÇÃO (DEGRADAÇÃO). A MAIORIA DOS DECOMPOSITORES É MICROSCÓPICA.
ÀS VEZES OCORREM DESEQUILÍBRIOS NA CADEIA ALIMENTAR. USANDO COMO EXEMPLO A CADEIA ALIMENTAR DESTA PÁGINA, SE MUITOS SAPOS FOREM MORTOS, A POPULAÇÃO DE GAFANHOTOS AUMENTARÁ, POIS NÃO HAVERÁ SAPOS SUFICIENTES PARA CAÇÁ-LOS. POR OUTRO LADO, AS COBRAS SERÃO PREJUDICADAS PORQUE TERÃO MENOS SAPOS PARA COMER. OS VEGETAIS TAMBÉM SERÃO AFETADOS DEVIDO AO AUMENTO DO NÚMERO DE GAFANHOTOS.

E AÍ, GOSTOU?




1) OBSERVE AS IMAGENS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES:




1) CLASSIFIQUE OS ANIMAIS EM HERBÍVOROS, CARNÍVOROS E ONÍVOROS.

HERBÍVOROS
CARNÍVOROS
ONÍVOROS



















  

LEMBREM-SE:

ANIMAIS HERBÍVOROS - ALIMENTAM- SE EXCLUSIVAMENTE DE PLANTAS/VEGETAIS;
ANIMAIS CARNÍVOROS -ALIMENTAM- SE EXCLUSIVAMENTE DE CARNE;
ANIMAIS ONÍVOROS – ALIMENTAM-SE DE PLANTAS/VEGETAIS E PARTES DE CARNE.


2) QUE PAPEL AS PLANTAS DESEMPENHAM NAS CADEIAS ALIMENTARES DE QUE PARTICIPAM: PRODUTOR, CONSUMIDOR OU DECOMPOSITOR? EXPLIQUE.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


3) QUAL O PAPEL DOS FUNGOS NAS CADEIAS ALIMENTARES DE QUE PARTICIPAM: PRODUTOR, CONSUMIDOR OU DECOMPOSITOR? EXPLIQUE.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________







CONTEÚDO: BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES DO MUNDO.

1ª ATIVIDADE
 NESSA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ OBSERVAR ESSE QUADRO ABAIXO.



OBSERVOU?
AGORA FAÇA UMA LISTA DAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ CONHECE E REGISTRE NO SEU CADERNO, VALE FAZER JUNTO COM SEUS FAMILIARES, COM CERTEZA ELES TAMBÉM SABERÃO IDENTIFICAR AS BRINCADEIRAS DO QUADRO.

 2ª ATIVIDADE - JOGOS DE PETECA




VÍDEO DA BRINCADEIRA: https://www.youtube.com/watch?v=q9fLX8XBZz8
                                                  https://www.youtube.com/watch?v=VXNlrAxQn3s

REGRA:
CADA JOGADOR DEVERÁ BATER NA PETECA DE BAIXO PARA CIMA COM A PALMA DA MÃO FAZENDO COM QUE ELA SUBA E VÁ PARA O CAMPO ADVERSÁRIO;
O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR A PETE CAIR NO CHÃO, CADA VEZ QUE A PETECA CAI NO CHÃO É PONTO DO ADVERSÁRIO; PODE AMARRAR UMA REDE, BARBANTE OU O SOFÁ DA SALA, ETC; SE NÃO TIVER PETECA, PODE SER BOLINHA DE TÊNIS DE MESA OU BOLINHAS DE PAPEL; PODEMOS JOGAR SOZINHOS, MAS PODEMOS JOGAS COM TODA FAMÍLIA.
                  
DEPOIS DE  ASSISTIR O VÍDEO E SE DIVERTIR JOGANDO COM SEU PESSOAL RESPONDA EM SEU CADERNO PARA POSTERIORES CONVERSAS.

QUAIS ERAM AS REGRAS QUE VOCÊ COLOCOU PARA JOGAR?
QUANTOS JOGADORES TINHAM?
QUAL FOI O LUGAR QUE VOCÊS JOGARAM?
QUEM ERAM AS PESSOAS QUE JOGARAM COM VOCÊ?
QUANTO TEMPO DUROU O JOGO?


3ª ATIVIDADE
BRINCADEIRA DO BASTÃO.
A REGRA É SIMPLES, BASTA NÃO DEIXAR O BASTÃO CAIR:
VOCÊS ESCOLHEM QUE VAI DAR O SINAL E DEFINE O LADO QUE VAI COMEÇAR DIREITA OU ESQUERDA.


VÍDEO 01: https://www.youtube.com/watch?v=wGkcejuTcVw (ESTE VÍDEO É BEM LEGAL, PRESTE BEM ATENÇÃO NAS DICAS QUE O PROFESSOR DÁ, QUANDO ELE FALA DA IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO)
APROVEITE TAMBÉM E FAÇA UM REGISTRO NO SEU CADERNO DESSAS DICAS PARA DISCUTIRMOS POSTERIORMENTE.







AS PAISAGENS BRASILEIRAS

ELEMENTOS NATURAIS E CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO



OS OCEANOS, OS RIOS, AS MONTANHAS, AS ÁRVORES E OS ANIMAIS SÃO EXEMPLOS DE ELEMENTOS NATURAIS QUE PODEM COMPOR PAISAGENS. AS PESSOAS, AS CONSTRUÇÕES E AS PASTAGENS SÃO ALGUNS DOS ELEMENTOS CULTURAIS QUE TAMBÉM PODEM FAZER PARTE DE UMA PAISAGEM.
OBSERVE AS IMAGENS. DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE.



1) EM SUA OPINIÃO, QUAL DAS IMAGENS MOSTRA MAIOR INTERFERÊNCIA HUMANA? POR QUÊ?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________ 

2) ALGUMAS DESSAS PAISAGENS SÃO PARECIDAS COM A DO LUGAR QUE VOCÊ MORA? QUAL? INDIQUE OS ELEMENTOS DIFERENTES
 ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


3) AGORA FAÇA UM DESENHO PARA DESCREVER O LUGAR QUE VOCÊ MORA, COLOQUE OS ELEMENTOS NATURAIS.





















OLÁ CRIANÇAS!!! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM!!! SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM FEITAS EM SEU CADERNO. PEÇAM AJUDA DE ALGUÉM RESPONSÁVEL POR VOCÊ. DIVIRTA-SE E APRENDA, ATÉ ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.

1) QUAL NÚMERO FALTA NA SEQUÊNCIA? ESCREVA EM SEU CADERNO, DESENHE A RETA, VAMOS LÁ? 



2) COLOQUE ESSES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR). REGISTRE EM SEU CADERNO.

3) USE UMA RÉGUA PARA MEDIR SEU CADERNO, REGISTRE NELE ESSA MEDIDA.






CONSTRUINDO FANTOCHES DE MEIA

É MUITO DIVERTIDO FAZER FANTOCHES DE MEIA, JÁ QUE DÁ PARA CRIAR PERSONAGENS E BRINQUEDOS ÚNICOS E EXCLUSIVOS. ALÉM DISSO, ELES NÃO PRECISAM SER HUMANOS: ANIMAIS, ALIENÍGENAS E ATÉ COMPUTADORES SÃO ÓTIMAS OPÇÕES. DEPOIS DE APRENDER A SEGUIR OS PASSOS BÁSICOS DO PROCESSO, VOCÊ PODE PASSAR A TÉCNICAS MAIS AVANÇADAS.

MATERIAL
• MEIAS (NÃO PRECISAM SER NOVAS), DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA QUE VOCÊ FOR REPRESENTAR;
• CANETAS HIDROCOR (CANETINHAS);
• LÃ OU BARBANTE;
• PAPÉIS DIVERSOS;

MODO DE FAZER
1) DEFINA QUAL A HISTÓRIA QUE VOCÊ IRÁ REPRESENTAR COM SEUS FANTOCHES, PARA PODER ESCOLHER QUAIS OS PERSONAGENS IRÁ CONSTRUIR;
2) PARA A CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS, USE A LÃ PARA O CABELO, OS PAPÉIS PARA ROUPAS E A CANETINHA PARA DESENHAR OLHOS, NARIZ E BOCA. CASO VOCÊ NÃO TENHA LÃ OU OS PAPÉIS, PODE USAR CANETINHAS PARA FAZER TUDO ISSO OU CANETAS ESFEROGRÁFICAS MESMO. USE A CRIATIVIDADE!
3) PARA FAZER O CABELO, FAÇA LAÇOS IGUAL MOSTRA A FIGURA.

4) CORTE NO LOCAL INDICADO EM VERMELHO:



5) O CABELO FICA DIVIDIDO EM DUAS PARTES. VISTA A MEIA NA MÃO E FAÇA A MÃO NUM FORMATO DE UMA LETRA “C”. COLE O CABELO NA PARTE DE CIMA DA MEIA, SOBRE SEUS DEDOS.
6) COM A CANETINHA FAÇA OLHOS E COM OS PAPÉIS QUE VOCÊ TEM FAÇA A ROUPINHA. VOCÊ PODE TAMBÉM DESENHAR A ROUPINHA COM CANETINHA.
7) USE SUA CRIATIVIDADE PARA DEIXAR MAIS BONITOS SEUS FANTOCHES.




       CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DESSA PÁGINA:


Sequência Didática – ARTE


ATIVIDADE 01 - DEFINIÇÕES

O QUE É PONTO, LINHA E PLANO NA VISÃO DE ARTE

O ponto é a unidade básica de representação visual. É onde tudo começa. É a partir do ponto que surgem todas as outras formas. Usamos muito essa concepção em matemática, porém o ponto é algo preponderante em arte, onde define-se espaço, preenchimento e marcações diversas. Podemos usar o ponto até como forma de preenchimento de desenhos e pinturas, onde foi usado muito por Van Gogh (1853-1890), Henri Matisse (1869-1954) e Pablo Picasso (1881-1973).

Segue um exemplo de obra que tem o ponto como base para a criação:


Crianças de Açúcar é uma série de retratos que Vik Muniz fez de crianças que trabalhavam em plantações de cana no Caribe. As fotografias foram "modeladas" com açúcar, mostrando o paradoxo da doçura do açúcar com o amargor de suas vidas. As obras foram feitas com vários tipos de açúcar, e depois de fotografada, o açúcar foi colocado em potes rotulados com as fotografias originais e expostos em diversos museus pelo mundo.

A partir de um ponto podemos traçar uma linha. A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno. Isso quer dizer que as linhas direcionam o nosso olhar diante da imagem. Ao compor obras artísticas, as linhas são comumente usadas para definir limites.


Uma linha reta vertical transmite dignidade, firmeza, força, ascensão, espiritualidade, superioridade. Se fosse horizontal poderia transmitir paz, quietude, calma, repouso.

 Plano ou forma podemos considerar o espaço onde as criações em duas dimensões (largura e comprimento) acontecem. Ao elaborar uma obra, a preocupação com a forma dos objetos representados na obra está diretamente relacionada com sua estética. A forma piramidal, por exemplo, está associada ao triângulo que, por sua vez, pela sua simetria (ambos os lados iguais) e por sua base maior que o topo, muitas vezes é associado à perfeição. Além disso, define-se também como plano ou forma uma sequência de retas paralelas e uma bem ao lado da outra, como mostra a figura:


 O plano está intimamente ligado a arquitetura e a conceitos dentro de matemática, quando se fala sobre geometria. A arte traz esses conceitos como perspectivas de visão e de produções artísticas.


O Museu Nacional, inaugurado em 2006, com suas formas curvas, fluidas, parece uma nave branca pousada na Esplanada nos Ministérios, não é mesmo?

ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS

O aluno deverá ler o texto acima, olhando as ilustrações. Se puder, acompanhe essa leitura ou oriente que alguém da casa possa acompanhar a leitura do aluno. Veja se o aluno tem alguma dúvida com relação ao que foi lido. As informações apresentadas são importantes para a realização das próximas atividades.

ATIVIDADE 02 – PRODUZINDO

No seu caderno de Arte, faça uma produção artística usando os elementos aprendidos aqui: ponto, linha e plano. Use a criatividade da melhor forma, com as cores que desejar. Pegue então seu caderno, e faça os elementos que você aprendeu, podendo fazer um desenho livre que tenha ponto, linha e plano, ou mesmo fazendo uma paisagem.

ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS

Para a realização da atividade, o aluno precisará do caderno de Artes, lápis de cor, lápis de escrever e régua. Deixe fácil o material que se tem em casa para realizar a produção artística. No caderno, o aluno poderá explorar o espaço de uma folha da forma como desejar. Faça perguntas como: “você está desenhando alguma paisagem?”, “você gosta de desenhar?”, “achou fácil a atividade?”, “o que eu posso te ajudar?”, entre outras coisas. Um detalhe importante: coloque a data de realização da atividade de lápis de escrever.


ATIVIDADE 03 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS
OS CONCEITOS DE PONTO, LINHA E PLANO NA NOSSA CASA

Agora que você entendeu os conceitos na aula anterior, agora vamos pensar na casa onde você mora. Vamos nos dirigir nos locais que sua casa tem e vamos pensar um pouco.

Nos espaços que temos em casa, podemos localizar os três conceitos que aprendemos anteriormente. Cada local, cada pequeno espaço, com certeza pode te revelar que existe arte dentro de sua casa.

Agora, com a ajuda de seus responsáveis, responda as perguntas a seguir em seu caderno de Arte, pensando em como é sua casa. Observe bem cada detalhe com a ajuda dos adultos que moram com você. Essas perguntas devem ser respondidas pensando em cada cômodo/espaço que sua casa tem.

1) Onde você consegue enxergar pontos em sua casa? Descreva;

2) Onde você consegue enxergar linhas em sua casa? Descreva;

3) Onde você consegue enxergar formas em sua casa? Descreva;



ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS

Neste momento, oriente o aluno como localizar os elementos acima em cada espaço da casa. Esse exercício tem por finalidade aplicar as explicações dadas na atividade na casa de vocês. É possível que a criança por horas esqueça a explicação, então é importante que sempre você pergunte “o que é ponto mesmo?”, “o que você lembra do que é linha mesmo?”, dentre outras perguntas que farão o aluno relembrar o que é e o ajudarão na realização da atividade.


ATIVIDADE 04 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS EM OBRAS DE ARTE
TÉCNICAS DE PINTURA - PONTILHISMO

Pontilhismo é uma técnica de desenho e pintura, onde o artista utiliza pequenas manchas e pontos para formar as imagens.

A técnica do pontilhismo surgiu no âmbito do Impressionismo - um movimento artístico que atingiu o seu auge no final do século XIX - desenvolvida pelos pintores franceses Georges Seurat (1859 – 1891) e Paul Signac (1863 – 1935). Alguns estudiosos da história da arte consideram o pontilhismo uma reação ao Impressionismo, classificando-se como um movimento Pós-impressionista.

A técnica consiste basicamente em fazer uma obra de arte, onde a base dela são pequenos pontos, tanto para fazer os contornos, como para preencher os espaços necessários.

O pontilhismo é uma técnica que exige do artista muita precisão nas cores, nos efeitos de luz e sombra e no tom das cores usadas para dar os efeitos que se deseja.


ATIVIDADE 05 - PRODUZINDO

1) Vamos aplicar a técnica em um desenho? Para isso você vai precisar do seu caderno de Arte, lápis de cor, canetinha e régua. Reproduza com o lápis de escrever no seu caderno de Arte o desenho a seguir, faça o contorno com canetinha preta ou lápis de cor preto, depois pinte usando a técnica do pontilhismo, fazendo “pingos” próximos até preencher todo o espaço vazio. Não esqueça de fazer margem de 1 centímetro. Você pode usar o que tem em casa: lápis de cor, canetinhas, tinta guache (pintando com um cotonete), por exemplo. Você pode usar as cores que quiser, preenchendo apenas com pontos. Vamos lá?



2) Agora, você será o artista! Você irá fazer um desenho usando linhas e preencha com a técnica do pontilhismo. Os materiais são os mesmos da atividade anterior. Você pode criar paisagens, representar pessoas, fazer seu autorretrato… enfim, o que sua imaginação quiser! Lembre-se de usar seu caderno de Arte para fazer sua criação. Bom trabalho!



ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS

Essas atividades têm por finalidade aplicar o que foi aprendido com as técnicas de pintura; essas atividades o aluno fará em seu caderno de Arte. Recomenda-se o uso da margem nessas atividades (caso saibam fazer. Se não, a atividade transcorre normalmente, sem margem mesmo). Deixe que o aluno realize a atividade no tempo dele. Se ele sentir dificuldade em preencher os desenhos, ou mesmo ele tenha menos paciência para executar, oriente que ele faça aos poucos a atividade, no ritmo dele. Para fazer os pontos, ele pode usar a canetinha fazendo “pinguinhos”, ou com o lápis de cor, fazendo pontinhos com a ponta fina.


ATIVIDADE 06 – APLICAÇÃO DO CONCEITO
TÉCNICAS DE PINTURA – TRACEJADO / HACHURA

Da mesma forma que o pontilhismo, o tracejado é o ato de compor em arte com traços, ou seja, com linhas que não se fecham. O termo técnico para esse tipo de técnica é hachura.

Muitos profissionais usam as hachuras para realizar seus desenhos. Através de técnicas avançadas, dá-se o efeito de luz e sombra, “degradês” (que é o efeito de clareamento ou escurecimento das cores, aos poucos, ao longo do desenho) e também dá efeito de volume.

A seguir, vamos ver alguns exemplos de hachuras para desenho:


ATIVIDADE 07 – PRODUZINDO

1) Da mesma forma que a atividade do pontilhismo, você vai agora preencher o desenho a seguir com as hachuras, escolhendo a cor que desejar. Reproduza com o lápis de escrever no seu caderno de Arte o desenho a seguir, faça o contorno com canetinha preta ou lápis de cor preto, depois pinte usando a técnica da hachura. Se precisar, você pode utilizar a régua. Faça o preenchimento do desenho a seguir usando tracejados, colocando linhas uma ao lado da outra, da melhor forma.




2) Agora, você será o artista! Você irá fazer um desenho usando linhas e preencher com a técnica do tracejado. Você pode criar paisagens, representar pessoas, enfim, o que sua imaginação quiser! Use o espaço abaixo para fazer sua criação. Bom trabalho!

ORIENTAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS

Essas atividades têm por finalidade aplicar o que foi aprendido com as técnicas de pintura; essas atividades o aluno fará em seu caderno de Arte. Recomenda-se o uso da margem nessas atividades (caso saibam fazer. Se não, a atividade transcorre normalmente, sem margem mesmo). Deixe que o aluno realize a atividade no tempo dele. Se ele sentir dificuldade em preencher os desenhos, ou mesmo ele tenha menos paciência para executar, oriente que ele faça aos poucos a atividade. Para fazer os traços, ele pode usar a canetinha, o lápis de cor ou giz de cera junto com a régua (ou algo reto que ele tenha em casa, como por exemplo um pedaço de madeira, uma colher, ou mesmo um outro lápis) fazendo linhas, uma bem perto da outra. Caso aconteça do aluno errar o traçado, não tem problema.

Fonte de pesquisa: http://www.falandodeartes.com.br/2016/03/os-elementos-visuais-ponto-linha-forma.html  (Acesso em 16/05/2020)



HABILIDADES DAS ATIVIDADES 

SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10


       Link: https://drive.google.com/file/d/1s6xyWKUQy8iFotQ0FEF7rCi0k_smFr-F/view?usp=sharing




ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS - 13 A 23/10


Link: https://drive.google.com/file/d/11VbDYjd_NxaKMvAEcT0kwtf2Pv9Pl1vv/view?usp=sharing